O figurino além do palco
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Programa
Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.
A apresentação do figurino utilizado nas artes cênicas: da concepção e confecção ao uso como documento - as implicações do tratamento documental para conservação, preservação e disponibilidade para pesquisa em acervos têxteis.
No primeiro dia serão apresentadas algumas instituições, pelo mundo, que trabalham com a conservação de trajes de cena, e uma abordagem sobre a importância deste trabalho como conservação da memória do teatro. No segundo dia haverá uma discussão sobre a atuação da universidade como espaço de conservação documental e a importância dos acervos como parte do processo de criação de um figurinista de teatro.
Ao final de cada dia, conversa com os palestrantes.
Dia 12/04
14h: O traje de cena como documento
As possibilidades de pesquisa do figurino nas artes cênicas.
A ideia para O traje de cena como documento é discutir um dos vestígios mais importantes depois que o espetáculo termina: o traje de cena ou figurino. Exposição de algumas instituições pelo mundo, Japão, Inglaterra, França, Rússia e Portugal, lugares visitados e documentados pelo palestrante, para discutir procedimentos de limpeza e higienização desses trajes, apresentando algumas formas de conservação. Apresentação da coleção e do trabalho feito no Núcleo de Traje de Cena, Indumentária e Tecnologia da USP, por meio de fotografias, (parte deste acervo), dos trajes de cena que fizeram a história do teatro paulista.
Com Fausto Viana.
15h30: Figurinos de Teatro no Acervo como Memórias
Estudo do valor das memórias através dos figurinos.
Uma conversa sobre a importância da preservação de acervos de figurinos de teatro como uma documentação e valorização das memórias, além da breve análise de um levantamento de exemplos de variados acervos. Um olhar para o figurino além de uma simples veste: proteção, hierarquia, faixa etária, tribos, grupos etc.
Com Telumi Hellen Yamanaka.
16h30: intervalo
16h50: conversa com os palestrantes
Dia 13/04
14h: A universidade como espaço de conservação documental e pesquisa.
A USP e os acervos teatrais paulistas.
O papel da universidade diante da conservação de documentos. As questões teóricas que embasaram a criação do centro de documentação (CDT – Centro de Documentação Teatral da USP). A criação da base de dados “integrada” e sua variedade documental. A interação entre preservação e pesquisa. Perspectivas de atuação do CDT.
Com Elizabeth Azevedo.
15h30: A importância da preservação dos trajes teatrais para os figurinistas de teatro.
Como utilizar acervos como apoio ao processo de criação
A palestra visa levar aos ouvintes um panorama da importância de um acervo de figurinos no processo de criação de um figurinista de teatro. A importância desta experiência é endossada pelo palestrante ao usar o próprio trabalho como exemplo: CPT-Sesc, Teatro do Sesi, Palácio das Artes de Belo Horizonte, Espaço Cenográfico, SP Escola de Teatro. O palestrante reforça que essa importância se valoriza, pois entende que a criação do figurino se dá ao vivo, no corpo do ator, durante os ensaios. Para ilustrar a questão apresentará imagens com as suas contextualizações.
Com J.C. Serroni.
16h30: intervalo
16h50: Apresentação do vídeo institucional “Sesc Memórias CPT” sobre o trabalho de tratamento documental para o acervo (gráfico-textual, fotográfico e têxtil) produzido pelo Centro de Pesquisa Teatral do Sesc SP, dirigido por Antunes Filho. Com Sérgio Silva, Sesc SP.
17h: conversa com os palestrantes
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do inicio da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Palestrantes

Fausto Viana
Professor de cenografia e indumentária na Universidade de São Paulo. É doutor em artes e em museologia e fez pós-doutorado em conservação de trajes e em moda. É autor de O figurino teatral e as renovações do século XX e O traje de cena como documento.

J.C. Serroni
Arquiteto, cenógrafo e figurinista. Formado pela FAU – USP, trabalhou na Tv Cultura de São Paulo, na Fundacen e hoje é um dos coordenadores de cursos da SP Escola de Teatro.

Telumi Hellen Yamanaka
Desenvolve projetos como cenógrafa e figurinista. Participou do grupo Macunaíma do CPT (Antunes Filho) por 11 anos. Coordenou oficinas práticas no Espaço Cenográfico de SP de J.C. Serroni, e atuou como Formadora no curso de Cenografia e Figurino na SP Escola de Teatro.

Elizabeth Azevedo
Bacharel em História pela USP, Mestre e Doutora pela ECA/USP, professora de Teatro Brasileiro na ECA e coordenadora do Centro de Documentação Teatral - CDT. Escreveu Um Palco Sob as Arcadas, sobre o teatro em São Paulo no século XIX (2000) e Recursos Estilísticos na obra de Jorge Andrade (2014). De 2012 a 2014 coordenou o Inventário da Cena Paulistana: antigos teatros de São Paulo (1850-1930), com financiamento FAPESP/Condephaat.

Sérgio José da Silva
Bacharel e Licenciado em História pela PUC-SP, com Curso de Extensão em “Introdução à Política e ao Tratamento dos Arquivos” da COGEAE-PUC-SP. Pesquisador do Sesc Memórias e um dos organizadores do acervo do CPT.
Data
12/04/2016 a 13/04/2016
Dias e Horários
Terça e Quarta
14h às 18h30