O imaginário da Independência do Brasil em construção
Voltar para o início
Programa
Após a Independência, proclamada em 1822, artistas e intelectuais investiram na criação de uma memória oficial sobre a nação brasileira. Em São Paulo, por exemplo, foi encomendada a pintura "Independência ou morte!" e no bairro do Ipiranga, foram construídos, em momentos distintos, o edifício que hoje é o Museu do Ipiranga, o Monumento à Independência e o jardim entre eles.
Aula 01 - O passado brasileiro em obras
Um palácio, um jardim e um monumento construídos às margens do Ipiranga para celebrar a Independência do Brasil. Quem os concebeu e os construiu? O que representam suas alegorias? Que significados culturais têm esses bens?
Aula 02 - Imaginar a Independência
Além do célebre quadro Independência ou morte! de Pedro Américo, o Museu do Ipiranga formou uma importante coleção de arte que consagrou em nosso imaginário representações da Independência e de outros personagens e episódios do passado brasileiro.
Aula 03 - As várias faces do Museu do Ipiranga
Para celebrar o centenário da Independência, o Museu do Ipiranga foi transformado em um museu histórico. Algumas de suas antigas coleções deram origem a outros museus. Outras deram forma a diferentes representações sobre a história de São Paulo e do Brasil.
Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 26/8 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
** Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
*** Havendo ainda disponibilidade de vagas para os cursos presenciais, as inscrições poderão ser feitas no dia do curso no Centro de Pesquisa e Formação.
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br
Palestrantes

Eduardo Polidori
Doutor em História e museólogo. Pesquisador-colaborador no projeto do Novo Museu do Ipiranga da USP. Desde 2015 realiza o projeto “Santana 3 séculos em 3 horas”.
(Foto: Acervo Pessoal)

Marcelo Cardoso de Paiva
Mestre e doutor em História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo pela FAU/USP. Realizou estágio de pesquisa na University of Manchester, na Inglaterra, e na Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne, na França. Atua como professor, pesquisador e consultor nas áreas de história, ensino e patrimônio cultural. Foi assistente de curadoria no projeto Novo Museu do Ipiranga, foi professor de história da rede pública de ensino do estado de São Paulo e é autor do livro Águas, Trilhos e Manacás: as cores da memória, baseado em sua própria pesquisa de campo sobre a região do ABC Paulista.
(Foto: Daniela Noronha)

Michelli Scapol Monteiro
Mestre e doutora em arquitetura e urbanismo pela USP. Pesquisa a construção de imaginários representações visuais e construção de imaginários simbólicos. É pesquisadora de pós-doutorado e curadora adjunta das exposições Uma história do Brasil, Passados imaginados e Memórias da Independência do Novo Museu do Ipiranga.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
16/09/2022 a 30/09/2022
Dias e Horários
Sextas, 10h às 13h.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 26/8, até o dia 15/9.
Enquanto houver vagas.