Curso Presencial
O imperador revisitado - 200 anos de Pedro II
Voltar para o início

Programa
O bicentenário de Dom Pedro II, em dezembro de 2025, já provoca e desperta uma série de eventos, publicações e questionamentos acerca do legado desta personagem singular da nossa história. Entre canonizações e (re)avaliações, a pessoa de Dom Pedro II é uma das mais pesquisadas no Brasil, cujo legado é constantemente revisitado e problematizado.
Organizado por Leandro Garcia, este ciclo quer debater a trajetória do segundo imperador do Brasil, levantando avanços e retrocessos, pensando a inserção de Dom Pedro II como um mediador cultural do seu tempo, suas ligações com intelectuais e cientistas brasileiros e estrangeiros, seu apoio aos projetos culturais que ajudaram a pensar o conceito - sempre tenso - de Nação, enfim, sua complexa história inserida no seu contexto.
21/5
Trajetória e legado: D. Pedro II governou o Brasil por quase 50 anos, deixando marcas e identidades que ainda repercutem nos dias de hoje. Esta Mesa quer debater e (re)pensar este legado.
Conferência de abertura: O outono do patriarca: os últimos anos de D. Pedro II no exílio
Com Mary Del Piore.
Debate / intervalo
Mesa Redonda:
D. Pedro II, um professor de elites: aproximações entre o imperador do Brasil e a geração de 1870
Com Alessandra Fráguas.
Na sombra do Imperador: D. Pedro II e a memória de seu reinado na coleção do exílio
Com Carlos Lima Junior.
D. Pedro II: patrimônio e memória
Com Maria de Fátima Moraes Argon.
Mediação de Leandro Garcia.
22/5
Relações e fronteiras: um aspecto do imperador sempre lembrado diz respeito à sua rede de sociabilidade sempre ampla e plural. Esta Mesa quer problematizar tais relações e propor novas avaliações.
Mesa Redonda:
Pedro II à la russe: O Imperador na Rússia dos Tsares
Com Caio Duarte.
D. Pedro II e André Rebouças: projetos de continuidade da Monarquia no Brasil
Com Robert Daibert Jr.
D. Pedro II: um jovem imperador entre o Rio de Janeiro e a Europa
Com Paulo Rezzutti.
Mediação de Leandro Garcia.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 29/4 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, através do app ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo.
Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: atendimento.cpf@sescsp.org.br
(Foto: Galahad 1822)
Palestrantes

Leandro Garcia
Doutor em Estudos Literários pela PUC-Rio. É professor adjunto de Teoria Literária e Literatura Comparada na Faculdade de Letras da UFMG e pesquisador-bolsista em Produtividade de Pesquisa do CNPq.
(Foto: Acervo Pessoal)

Carlos Lima Junior
Doutor em Estética e História da Arte pelo MAC-USP. Realizou seu pós-doutorado no Departamento de História do IFCH-UNICAMP. É docente do curso de Pós-Graduação em Museologia, Cultura e Educação da PUC-SP.
(Foto: Acervo Pessoal)

Mary Del Piore
Historiadora, autora de mais de 50 livros sobre a História do Brasil. Lecionou na FFLCH/USP, na PUC/RJ e na Universidade Salgado de Oliveira. Possui mais de vinte prêmios literários nacionais e internacionais.
(Foto: Acervo Pessoal)

Alessandra Fráguas
Doutoranda em História Política pelo Programa de Pós-Graduação em História da UERJ. Foi pesquisadora do Museu Imperial (2008-2024) e editora do Anuário do Museu Imperial-nova fase (2020-2024).
(Foto: Acervo Pessoal)

Maria de Fátima Moraes Argon
Historiadora e arquivista. É pesquisadora aposentada do Museu Imperial (1980 a 2018). Atualmente é arquivista do Centro Alceu Amoroso Lima para a Liberdade (CAALL). É sócia honorária do IHGB.
(Foto: Acervo Pessoal)

Caio Duarte
Mestre em Direito Internacional Público pela Faculdade de Direito da USP. Foi bolsista do Fundo Gorchakov, do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, e da Universidade Jean Moulin de Lyon, França.
(Foto: Acervo Pessoal)

Robert Daibert Jr.
Doutor em História pela UFRJ. É Professor Titular da Universidade Federal de Juiz de Fora, onde atua no Programa de Pós-graduação em História e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião.
(Foto: Acervo Pessoal)

Paulo Rezzutti
Escritor, biógrafo e pesquisador, autor de mais de dez livros, principalmente sobre história do Brasil. Entre suas obras, está a coleção "História não contada", que inclui, entre outros, biografias de D. Pedro I e D. Pedro II.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
21/05/2025 a 22/05/2025
Dias e Horários
Quarta e Quinta, 15h às 17h.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 29/4, até o dia 21/5.
Enquanto houver vagas.