Atividades

A história oculta por trás dos alimentos produzidos à base de tomate

O Império do Ouro Vermelho

Voltar para o início O Império do Ouro Vermelho

Programa

A fruta mais consumida do mundo tem uma história não contada.

A industrialização do humilde tomate precedeu a economia globalizada que se seguiria. Agora é uma commodity como trigo, arroz ou gasolina.

A capacidade do tomate de criar produtos fortemente identificáveis, como ketchup, molho de pizza, sopas, molhos, bebidas ou pratos congelados, é imbatível. Já em 1897, dez anos antes de Ford começar a produzir carros em massa, a Heinz convertia tomates em latas padronizadas de purê. Ela foi uma das primeiras empresas a entender o poder da marca.

A Heinz baniu os sindicatos, impôs padrões uniformes de produção e estabeleceu laboratórios genéticos que asseguraram plantações de tomate idênticas em todo o mundo.

O documentário “O Império do Ouro Vermelho” conta essa história que não está visível para os consumidores, e estimula reflexões sobre tais questões. O filme recebeu o Prix Albert-Londres du Livre em 2018 , concedido às grandes reportagens em língua francesa.

Produção: França, 2017, 54 min. Diretores: Jean-Baptiste Malet e Xavier Deleu. Legendas em Português.

A exibição do documentário será seguida do debate com o diretor Jean-Baptiste Malet.

Mediação: João Peres.

Está atividade é uma parceria do Sesc São Paulo e a Aliança Francesa São Paulo.

*Haverá tradução simultânea Francês-Português-Francês.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

(Foto: Divulgação)

Palestrantes

Jean-Baptiste Malet

Jean-Baptiste Malet

Jornalista e colabora para Monde Diplomatique. Já realizou diversos documentários, como ‘Em Amazonie’, de 2013.
(Foto: Acervo Pessoal)

João Peres

João Peres

Jornalista, foi editor e repórter da Rede Brasil Atual entre abril de 2009 e novembro de 2014, após passagens pelas rádios Jovem Pan AM e BandNews FM. Nos últimos anos tem se dedicado a investigar o setor privado, culminando com o lançamento de Roucos e sufocados e da página O Joio e O Trigo, especializada em política alimentar.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

04/09/2019 a 04/09/2019

Dias e Horários

Quarta, 19h às 21h30.

As inscrições podem ser feitas a partir de 27 de agosto, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora