O Império do Ouro Vermelho
Voltar para o início
Programa
A fruta mais consumida do mundo tem uma história não contada.
A industrialização do humilde tomate precedeu a economia globalizada que se seguiria. Agora é uma commodity como trigo, arroz ou gasolina.
A capacidade do tomate de criar produtos fortemente identificáveis, como ketchup, molho de pizza, sopas, molhos, bebidas ou pratos congelados, é imbatível. Já em 1897, dez anos antes de Ford começar a produzir carros em massa, a Heinz convertia tomates em latas padronizadas de purê. Ela foi uma das primeiras empresas a entender o poder da marca.
A Heinz baniu os sindicatos, impôs padrões uniformes de produção e estabeleceu laboratórios genéticos que asseguraram plantações de tomate idênticas em todo o mundo.
O documentário “O Império do Ouro Vermelho” conta essa história que não está visível para os consumidores, e estimula reflexões sobre tais questões. O filme recebeu o Prix Albert-Londres du Livre em 2018 , concedido às grandes reportagens em língua francesa.
Produção: França, 2017, 54 min. Diretores: Jean-Baptiste Malet e Xavier Deleu. Legendas em Português.
A exibição do documentário será seguida do debate com o diretor Jean-Baptiste Malet.
Mediação: João Peres.
Está atividade é uma parceria do Sesc São Paulo e a Aliança Francesa São Paulo.
*Haverá tradução simultânea Francês-Português-Francês.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
(Foto: Divulgação)
Palestrantes

Jean-Baptiste Malet
Jornalista e colabora para Monde Diplomatique. Já realizou diversos documentários, como ‘Em Amazonie’, de 2013.
(Foto: Acervo Pessoal)

João Peres
Jornalista, foi editor e repórter da Rede Brasil Atual entre abril de 2009 e novembro de 2014, após passagens pelas rádios Jovem Pan AM e BandNews FM. Nos últimos anos tem se dedicado a investigar o setor privado, culminando com o lançamento de Roucos e sufocados e da página O Joio e O Trigo, especializada em política alimentar.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
04/09/2019 a 04/09/2019
Dias e Horários
Quarta, 19h às 21h30.
As inscrições podem ser feitas a partir de 27 de agosto, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.