Atividades

O sionismo brasileiro nas três primeiras décadas do século XX

Autografias
O Início do Sionismo no Brasil: Ambiguidades da História

Voltar para o início O Início do Sionismo no Brasil: Ambiguidades da História

Programa

Importante contribuição para a consolidação da área de estudos judaicos no Brasil, por abordar temas pouco trabalhados pela historiografia brasileira e de grande relevância para o debate contemporâneo, a obra analisa o sionismo brasileiro nas três primeiras décadas do século XX, com foco na relação entre as estruturas ligadas ao movimento sionista internacional e os simpatizantes do nacionalismo judaico aqui estabelecidos, percorrendo a trajetória desse movimento na Europa, suas estruturas organizativas, conflitos ocorridos nos congressos sionistas, tensões entre o sionismo europeu e o norte-americano, até desembocar no início da aproximação com os judeus instalados no Brasil, no início do século, e na intensificação da imigração judaica para o país, nos anos 1920.

Apoiada em inúmeras fontes, algumas inéditas em trabalhos brasileiros, a obra reflete sobre a pluralidade discursiva no movimento sionista, as tensões e contradições entre o movimento sionista na Europa e os judeus sionistas brasileiros e a diversidade política do nacionalismo judaico.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

(Foto: Divulgação Editora Unifesp)

Palestrantes

Michel Gherman

Michel Gherman

Professor de História e (co)coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Judaicos (NIEJ) da UFRJ. Possui doutorado em história social pela UFRJ. É colaborador do Instituto Brasil-Israel - IBI.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

11/09/2019 a 11/09/2019

Dias e Horários

Quarta, 19h30 às 21h30.

As inscrições podem ser feitas a partir de 27 de agosto, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora