Atividades

O sionismo brasileiro nas três primeiras décadas do século XX

O Início do Sionismo no Brasil: Ambiguidades da História

Voltar para o início O Início do Sionismo no Brasil: Ambiguidades da História

Programa

Importante contribuição para a consolidação da área de estudos judaicos no Brasil, por abordar temas pouco trabalhados pela historiografia brasileira e de grande relevância para o debate contemporâneo, a obra analisa o sionismo brasileiro nas três primeiras décadas do século XX, com foco na relação entre as estruturas ligadas ao movimento sionista internacional e os simpatizantes do nacionalismo judaico aqui estabelecidos, percorrendo a trajetória desse movimento na Europa, suas estruturas organizativas, conflitos ocorridos nos congressos sionistas, tensões entre o sionismo europeu e o norte-americano, até desembocar no início da aproximação com os judeus instalados no Brasil, no início do século, e na intensificação da imigração judaica para o país, nos anos 1920.

Apoiada em inúmeras fontes, algumas inéditas em trabalhos brasileiros, a obra reflete sobre a pluralidade discursiva no movimento sionista, as tensões e contradições entre o movimento sionista na Europa e os judeus sionistas brasileiros e a diversidade política do nacionalismo judaico.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

(Foto: Divulgação Editora Unifesp)

Palestrantes

Michel Gherman

Michel Gherman

Mestre em Sociologia e Antropologia pela Universidade Hebraica de Jerusalém e doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Docente adjunto na Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ. Pesquisador do Centro Vidal Sassoon para Estudos do Antissemitismo da Universidade Hebraica de Jerusalém. Diretor acadêmico do Instituto Brasil-Israel.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

11/09/2019 a 11/09/2019

Dias e Horários

Quarta, 19h30 às 21h30.

As inscrições podem ser feitas a partir de 27 de agosto, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora