O livro da vez: É isto um homem? de Primo Levi
Voltar para o início
Programa
Pode a linguagem atravessar as experiências liminares? Quais os limites da representação ante a desumanidade do homem?
A presença da obra de Primo Levi no século XX é reveladora da afirmação e negação da possibilidade mesma de representar o horror.
Experiências que permaneceriam mudas, quietas, indizíveis são proferidas, como pela primeira vez , pela escrita dessa autor. Sua influência em toda a literatura de testemunho pós catástrofes é, não apenas decisiva, mas também reveladora das fronteiras que unem e separam a vida, a morte e a linguagem.
De maneira arrebatadora constatamos, contudo, que as situações traumáticas, a conjuntura e as formas de crueldade que Primo Levi pensou e descreveu abundantemente desde 1947, sessenta anos depois, jamais cederam e, hoje, ameaçam recrudescer em ambientes que defendem soluções genocidas e eliminacionistas para todo e qualquer conflito em diferentes contextos, países e lugares.
Essa apresentação destacará alguns aspectos centrais e únicos da livro “É isso um homem” procurando indicar sua presença nas reflexões sobre testemunho, trauma, memória e catástrofe e sua influência nos estudos contemporâneos sobre a memória.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
(Foto: George Segal)
Data
19/01/2018 a 19/01/2018
Dias e Horários
Sexta, 10h30 às 12h30
As inscrições podem ser feitas a partir de 19 de dezembro às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.