O livro da vez: Pode o subalterno falar?, de Gayatri C. Spivak
Voltar para o início
Programa
Podem os subaternizados falar? E se podem, são ouvidos? O que cria a escuta? Com quais armas linguísticas se atravessa discursos hegemônicos? Estas são questões provocativas que servem de mote disparador para discussões que o curso pretende propor a partir da leitura crítica do artigo Pode o Subalterno Falar?, escrito originalmente em 1985, pela intelectual pós-colonial, Gayatri Spivak. Neste pequeno, mas potente texto ela "desafia os discursos hegemônicos e procura influenciar a forma como lemos e apreendemos o mundo contemporâneo" (Almeida). A partir das contribuições aportadas pela pensadora indiana almeja-se trabalhar alguns conceitos que ela nos oferece a fim de promover reflexões que nos ajude a pensar o cenário brasileiro contemporâneo, no qual, viemos assistindo nas últimas duas décadas uma crescente mobilização cultural e política de grupos historicamente subalternizados.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
(Crédito: Capa do Livro)
Palestrantes

Larissa Pelúcio
Livre-docente em Estudos de Gênero, Sexualidade e Teorias Feministas. Professora de Antropologia na UNESP.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
29/05/2018 a 29/05/2018
Dias e Horários
Terça, das 14h30 às 17h30.
As inscrições podem ser feitas a partir de 24 de abril às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.