O livro da vez: "Sociedade do Espetáculo" de Guy Debord
Voltar para o início
Programa
Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.
Programação mensal na qual são apresentados e debatidos temas de um livro que faz parte do acervo da biblioteca do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc SP.
Nesse mês o livro escolhido foi "Sociedade do Espetáculo" (1967) do francês Guy Debord, filósofo e cineasta francês.
O autor diz que o "é o capital em tal grau de acumulação que se torna imagem". Seu centro é o capital que pode ser tocado pelo olhar. Falamos aqui do olhar como pulsão escópica, mas também de algo que Debord não previu: o olhar como trabalho.
O trabalho do olhar da fábrica, o imaginário superindustrial, fabrica valor de troca na imagem (imagem com valor de troca), exatamente como quem trabalha com as mãos, ou com o corpo inteiro, fabrica valor de troca na coisa corpórea.
Esse é o olhar que move a acumulação do capital que se torna imagem. Isso é que é preciso entender hoje.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
(Foto: Divulgação)
Palestrantes

Eugênio Bucci
Jornalista, professor titular da Escola de Comunicações e Artes da USP e membro da Academia Paulista de Letras.
(Foto: Renato Parada)
Data
16/08/2016 a 16/08/2016
Dias e Horários
Terça, 10h às 12h