Atividades

Livro oferece uma reformulação do pensamento marxista para a era do ciberespaço e globalização

Curso Presencial
O livro da vez: Um manifesto Hacker, de McKenzie Wark

Voltar para o início O livro da vez: Um manifesto Hacker, de McKenzie Wark

Programa

Publicado originalmente há quase 20 anos, o manifesto dá um primeiro vislumbre daquilo que viria a ser desenvolvido em obras posteriores como "O Capital está morto", publicado em 2022 também pelas editoras Funilaria e sobinfluencia. Nascia ali uma visão bastante original e provocativa de se pensar as reconfigurações dos regimes de produção, num momento em que as tecnologias digitais se tornam infraestrutura fundamental - e a informação, a principal mercadoria.

O livro possui o audacioso objetivo de demonstrar as origens, propósitos e interesses de uma classe hacker emergente, responsável por criar um novo mundo e novas formas de associação capazes de nos afastar da destruição provocada pela exploração mercantilizada.

Participam do bate papo Victor Barcelos e Karina Menezes.
Victor é doutorando na UFRJ e também tradutor do livro e co-autor do prefácio. Karina Menezes é doutora UFBA, professora da Faculdade de Educação da mesma instituição e integrante do Raul Hacker Club de Salvador.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 23/1 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br

Palestrantes

Caio Becsi Valiengo

Caio Becsi Valiengo

Integrante da coordenação editorial da Funilaria. Doutor pela UFABC, onde pesquisou a relação entre tecnologias e movimentos sociais.
(Foto: Acervo Pessoal)

Victor Barcelos

Victor Barcelos

Pesquisador da The New School, doutorando na UFRJ e coordenador de comunicação e marketing da Data Privacy Brasil.Victor é tradutor de "Um manifesto hacker" e co-autor do prefácio do livro.
(Foto: Acervo Pessoal)

Karina Menezes

Karina Menezes

Professora da Faculdade de Educação da UFBAm integrante de Grupos de Pesquisas nas áreas de Infância, Tecnologias e Linguagens. Integrante do Raul Hacker Club de Salvador. Usuária e defensora do Software Livre.
(Foto: Rafael Martins - Agência A Tarde)

Data

24/02/2024 a 24/02/2024

Dias e Horários

Sábado, 16h às 17h30.

Curso Presencial

Inscrições a partir das 14h do dia 23/1, até o dia 24/2.
Enquanto houver vagas.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora