Atividades

A arte de brincar com o próprio corpo em movimento

O Lúdico como Prática Corporal na Infância

Voltar para o início O Lúdico como Prática Corporal na Infância

Programa

Temos, nos dias atuais, nos deparado com diversas abordagens sobre o corpo e o movimento na infância. Num mundo cada vez mais conectado, as informações circulam e alcançam números que ultrapassam a fronteira de milhões de visualizações.

Vídeos de crianças pequenas, com habilidades incríveis escalando paredes, jogando futebol, dançando, lutando, fazendo ginástica, arremessando bola à cesta, com a performance vista em pouquíssimas pessoas, circulam como se fossem algo positivo e desejável para a infância. Será mesmo?

Será essa a prática corporal desejada para as nossas crianças?

O que pode ser considerado, do ponto de vista lúdico e corporal, adequado ou não, para se ter uma corporeidade suficientemente boa na infância?

A partir dessa questão essa formação abordará, de forma prática e reflexiva, um dos eixos de trabalho que tem o corpo como suporte de prazer, descoberta, imaginação, desafio e surpresa para brincadeiras.

As vivências dessa formação, longe de serem meras cópias de atividades, estimulam as memórias lúdicas, musicais e corporais da infância, dão suporte a uma forma de atuação não invasiva com o corpo e o movimento Infantil e nos conduzem a refletir e descobrir novos mananciais de gestos, brincadeiras, músicas e culturas.

Essa atividade faz parte da Semana Mundial do Brincar.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

(Foto: Kasuma CC0 - Pexels)

Palestrantes

Marcos Santos Mourão

Marcos Santos Mourão

Conhecido como Marcola, o Mestre e especialista em capoeira para crianças é um dos pioneiros no ensino dessa modalidade em escolas da cidade de São Paulo. Formado em Educação Física pela USP, atua com formação de professores há mais de vinte e três anos pelo Centro de Estudos da Escola da Vila.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

21/05/2018 a 28/05/2018

Dias e Horários

Segundas, 19h às 21h30.

As inscrições podem ser feitas a partir de 24 de abril às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis