Curso Presencial
O lúdico em ambientes de abismo: ser educador-brincante em espaços de saúde
Voltar para o início
Programa
possível trazer o lúdico em um ambiente de urgências? Como o educador brincante prepara-se e prepara o encontro com o outro nesse lugar permeado por sentimentos como dor, medo, angústia e isolamento? Como ele escolhe seu repertório lúdico? Como ele contribui com o processo de cura e ressignificação da vida? Esse curso tem como propósito compartilhar um percurso formativo de artistas que atuam em hospitais públicos de São Paulo.
Ao final do curso teremos compartilhado reflexões, recursos e estratégias utilizadas na interface arte-saúde que desencadeiam uma real transformação no espaço e no outro.
Essa atividade faz parte da ação em rede do Sesc SP Semana Mundial do Brincar, em parceria com a Aliança pela Infância.
Programa
Encontro 01: Qual a especificidade do trabalho do artista educador em ambientes de urgências? O mito de Medusa e do Herói Perseu nos servirá de metáfora para uma primeira estratégia de contato com esse ambiente.
Encontro 02: O que pode a música? Nesse encontro conversaremos sobre os efeitos da música somada à intenção brincante como potência para ampliar caminhos afetivos e navegar pelos sentimentos em ambientes de vulnerabilidade.
Encontro 03: As narrativas e cantigas de tradição oral como nutrição simbólica. Esse encontro mescla relatos de experiência, vivências e referências teórico poéticas que nos ajudam a compreender o sentido, o efeito e alguns benefícios secretos das histórias e cantigas de tradição no ambiente hospitalar.
Encontro 04: O olhar do palhaço e o encontro como fundamento e princípio. Trabalharemos ferramentas como a escuta, a aceitação e a adaptabilidade coroando os encontros com reflexões e práticas sobre temas que ancoram e libertam nossas ações: a busca pela eliminação do julgamento e a hierarquia social/afetiva e a transformação da relação a partir do acontecimento momentâneo.
Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 27/4 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
** Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
*** Havendo ainda disponibilidade de vagas para os cursos presenciais, as inscrições poderão ser feitas no dia do curso no Centro de Pesquisa e Formação.
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br
(Foto: Xica Lima)
Palestrantes
Cristiana Ceschi
(Foto: Xica Lima)
Beth Beli
Percussionista e arte educadora. Graduada em Ciências Sociais. Fundadora, presidenta, regente e diretora musical do Bloco Afro Ilú Obá De Min. É integrante da Grande Companhia de Mysterios e Novidades.
(Foto: Acervo Pessoal)
Allan Benatti
Há 26 anos pesquisa máscaras e palhaço. A improvisação surge em 2001 juntamente com o processo de montagem do espetáculo "Jogando no Quintal", é improvisador convidado do espetáculo Improvável. É integrante do Doutores da Alegria/SP e do Palhaços Sem Fronteiras Brasil.
(Foto: Mandy Mirella)
Data
26/05/2023 a 23/06/2023
Dias e Horários
Sextas, 10h às 12h.
Exceto dia 9/6.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 27/4, até o dia /5.
Enquanto houver vagas.