Atividades

O lugar da fotografia nos palcos paulistanos

Contextos
O lugar da fotografia na cena teatral paulistana

Voltar para o início O lugar da fotografia na cena teatral paulistana

Programa

Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.
 
O objetivo do curso é criar um espaço de investigação e reflexão sobre o lugar da fotografia e o olhar do fotógrafo sobre os palcos paulistanos. Nessa perspectiva, pretende-se - a partir da tipologia característica -, pensar tal lugar tomando como mote espetáculos apresentados na cidade de São Paulo, a partir de espaços distintos: a caixa preta, a rua e os espaços híbridos.

Desse modo, a fotografia não se caracteriza apenas em seu resultado ou suporte final, a imagem. O processo também pressupõe o acesso e a inserção do sujeito autor das imagens em um intrincado sistema, no qual consciência e ética, escolhas e percepções - para além da mera foto - precisam ser articulados ao coligir os universos teatral, fotográfico e documental.

Um fotógrafo caracteriza-se em uma espécie de rapsodo da imagem, ao criar uma série de fotos, reunindo-as de diferentes modos e construindo uma narrativa visual. No resultado expandido, de certo modo, pode-se criar uma nova verificabilidade quanto aos intentos e desejos reunidos na imagem. Nesse refuncionamento do olhar, de um (re)perceber-se como criador de narrativas visuais, articulam-se - do ponto de vista epistemológico - conceitos de visualidade, iconicidade, identidade, memória e literatura de imagens. 

11/10 - O sujeito das imagens
A partir das reflexões propostas sobre a busca de um lugar e dos recursos oferecidos pelo equipamento mecânico (obturador, diafragma e lentes objetivas), cabe refletirmos sobre a figura do fotógrafo. Motivado por razões de ordem pessoal e/ou profissional, é possível idealizar e elaborar discursos poéticos e políticos, por meio de um vasto e complexo processo cultural/ideológico, sensível e técnico. 

18/10 - Fotografia e memória
Adotando como memória individual o imaginário do fotógrafo e dos artistas retratados, e como memória coletiva o entrelaçamento de lembranças, ocorrido entre ambos, será possível tecer uma trama de quase um século de história do teatro brasileiro, a partir da interação entre as memórias coletivas e individuais concebidas nos palcos. 

25/10 - As práxis do fazer fotográfico
Os modos de ver a cena a partir de três propostas de encenação: a caixa preta (imagens de espetáculos apresentados em espaços fechados - palco italiano), a rua (com imagens de espetáculos apresentados em espaços públicos abertos - ruas e praças) e os espaços híbridos (casas, igrejas, porões e edifícios).  

29/10 - A construção da narrativa visual
Neste encontro será realizada uma saída fotográfica, voltada para a captação de imagens de um espetáculo teatral. 

08/11- Análise e crítica das narrativas visuais
O encontro final será dedicado à análise e reflexão sobre as imagens captadas a partir da saída fotográfica.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

(Foto: Bob Sousa)

Palestrantes

Bob Sousa

Bob Sousa

Fotógrafo, publicitário, mestre em Artes pela Unesp e crítico de artes visuais da APCA. É autor do livro "Retratos do Teatro", lançado pela Editora Unesp. Colaborou como fotógrafo com os seguintes veículos: UOL, R7, Cult, Carta Capital, Veja São Paulo, Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, entre outros
(Foto: Acervo Pessoal)

Bibliografia

BARTHES, Roland. A câmara clara: Notas sobre fotografia. Ed. especial. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2012.
BERGER, John. Modos de ver. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.
DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico. 14 ed. Campinas, Sp: Papirus, 2012. FLUSSER, Vilem. Filosofia da caixa preta. São Paulo: Hucitec, 1985. MACHADO, Arlindo. A ilusão especular: Introdução à fotografia. São Paulo: Brasiliense, 1984.
SONTAG, Susan. Sobre fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

Data

11/10/2016 a 08/11/2016

Dias e Horários

Terças, 19h às 21h

As inscrições podem ser feitas a partir de 27 de setembro, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

R$ 18,00 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 30,00 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 60,00 - inteira