Curso Presencial
O Museu de Itapevi e o imaginário circense na periferia
Voltar para o início
Programa
Como preservar a memória e a identidade de uma pequena cidade? Esta palestra apresenta como resposta a curadoria de acervos digitais, revelando como o processo de coletar memórias orais dos detentores de acervo para o museu trouxe um rico e inesperado patrimônio: o imaginário circense enraizado na periferia.
As narrativas dos habitantes traziam à tona lembranças afetivas de circos que passaram pela cidade, personagens locais e como essa linguagem artística moldou a identidade cultural da comunidade. Assim, a palestra mostra como o museu virtual é uma ferramenta viva de descoberta, que não apenas preserva o passado, mas ilumina narrativas escondidas, como o circo periférico, tratando a tecnologia como uma aliada para reconhecer e fortalecer a identidade local a partir de suas próprias histórias.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 28/10 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou através do nosso app.
Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: atendimento.cpf@sescsp.org.br
(Foto: PXhere)
Palestrantes
Franklin Palencia
Artista circense, cineasta e pesquisador venezuelano. Atuou como assistente em gestão de acervo no Centro de Memória do Circo. Atualmente coordena o Museu de Virtual de Itapevi e pesquisa o imaginário circense nas cidades periféricas.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
08/11/2025 a 08/11/2025
Dias e Horários
Sábado, 15h às 17h.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 28/10, até o dia 8/11.
Enquanto houver vagas.