Atividades

Encontros com artistas negros/as que, através de suas ações, contribuem para uma nova representação do/a negro/a - a partir de sua própria voz

O negro como narrador

Voltar para o início O negro como narrador

Programa

Desde a invasão da África, convivemos com "explicações" sobre quem é o/a negro/a vindas de outros: da Igreja, das Ciências, do branco. Essas explicações, repetidas cotidianamente, não apenas criaram estereótipos negativos sobre o negro, mas também os reafirmam, nas artes - onde o/a negro/a é tema ou personagens.

Nós, negros podemos erguer nossas vozes e falar por nós, afinal, narrar a nossa história é poder: não precisamos que nos digam por nós.

Com este ciclo, pretendemos apresentar ao público iniciativas artísticas onde o/a negro/a fala por si - através de linguagens e estéticas diversas.

Curadoria: Lubi Prates.

Mesa 1: Música - 28 de novembro
Com Luedji Luna e Rico Dalasam  .     
Mediação: Hever Alvz.

Mesa 2: Literatura - 29 de novembro
Com Cuti e Lívia Natália.
Mediação: Catita.

Mesa 3: Artes plásticas - 5 de dezembro
Com Robinho Santana e Mariana de Matos.
Mediação: Amanda Carneiro.

Mesa 4: Fotografia - 6 de dezembro
Com Moisés Patrício e Thaís Alvarenga.
Mediação: Mônica Cardim.

Mesa 5: Teatro - 11 de dezembro
Com Jé Oliveira e Maria Shu.
Mediação: Dione Carlos.

Mesa 6: Cinema - 12 de dezembro
Com Yasmin Thainá e Everlane Moraes.
Mediação: Viviane Pistache.

Mesa 7: Performance - 13 de dezembro
Com Tiago Sant'ana e Ana Musidora.
Mediação: Val Souza.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

(Arte: Pixabay)

 

Palestrantes

Ana Musidora

Ana Musidora

Performer, artista-educadora e produtora cultural, realizei meus primeiros estudos em letras português, cursando três anos desta graduação na Pontifícia Universidade Católica SP.

(Foto: Acervo Pessoal)

Amanda Carneiro

Amanda Carneiro

Curadora assistente no MASP, editora na Revista Afterall e pesquisadora do projeto 'Arte e descolonização'. Graduou-se e é mestre pela Universidade de São Paulo. Recentemente, co-organizou o catálogo e a mostra 'Beatriz Milhazes: Avenida Paulista' e 'Conceição dos Bugres: tudo é da natureza do mundo'.
(Foto: Acervo Pessoal)

Cuti

Cuti

Bacharel em Letras na USP. Mestre em Teoria da Literatura e Doutor em Literatura Brasileira pelo Instituto de Estudos da Linguagem - Unicamp. Foi um dos fundadores e membro do Quilombhoje-Literatura.

 

(Foto: Antonio Terra)

Dione Carlos

Dione Carlos

Dramaturga formada pela SP Escola de Teatro. Cursou Jornalismo na Universidade Metodista de São Paulo. Atua como dramaturga em parceria com cias de teatro.

(Foto: Lilia Dias)

Everlane Moraes

Everlane Moraes

Especializada em Direção de Documentário pela Escuela Internacional de Cine Y TV (EICTV/Cuba). Graduada em Artes Visuais Licenciatura pela UFS. Fundadora e codiretora da A Irmandade Filmes.

(Foto: Acervo Pessoal)

Hever Alvz

Hever Alvz

Músico, compositor e produtor cultural. Idealizador e produtor do Festival AFROMUSIC-SP e organizador do AFROJAM-SP.

 

(Foto: Reprodução)

Jé Oliveira

Jé Oliveira

Graduando em Ciências Sociais, pela Universidade de São Paulo – USP. É fundador do Coletivo Negro, ator, diretor e dramaturgo, formado pela Escola Livre de Teatro de Santo André.

 

(Foto: Marilia Lino)

Lívia Natália

Lívia Natália

Tem pós-doutorado em Literatura pela Universidade de Brasília, e é Doutora em Literatura e Cultura pela Universidade Federal da Bahia, onde também é Professora Associada de Teoria da Literatura. Escreveu, entre outros,  Água Negra (Caramurê, 2010) e Correntezas e Outros Estudos Marinhos (Ogums Toques Negros, 2015). Em face dos últimos acontecimentos (Ed. Caramurê, 2022) é o seu mais recente livro de poesias.
(Foto: Acervo Pessoal)

Lubi Prates

Lubi Prates

(1986, São Paulo / SP / Brasil) é poeta, tradutora, editora e curadora de Literatura. Tem quatro livros publicados (coração na boca, 2012; triz, 2016; um corpo negro, 2018; até aqui, 2021). “um corpo negro” foi contemplado pelo PROAC com bolsa de criação e publicação de poesia e, além de ter sido finalista do 4º Prêmio Rio de Literatura e do 61º Prêmio Jabuti, também foi traduzido e publicado na Argentina, Colômbia, Croácia, Estados Unidos e França; com publicação na Alemanha, Itália, Suíça e Portugal prevista para 2023 e 2024. "até aqui" foi finalista do 64º Prêmio Jabuti. Tem diversas publicações em antologias e revistas nacionais e internacionais. Co-organizou os festivais literários para visibilidade de poetas, [eu sou poeta] (São Paulo, 2016) e Otro modo de ser (Barcelona, 2018) e também participou de outros festivais literários no Brasil e em outros países da América Latina e da Europa. É sócia-fundadora e editora da nossa editora e ocupou a mesma posição na nosotros, editorial entre 2016 e 2022. Traduziu Poesia Completa, da Maya Angelou, e Zami: uma biomitografia, da Audre Lorde, entre outros livros. Dedica-se à ações que combatem a invisibilidade de mulheres e negros. Atualmente, é doutoranda em Psicologia do Desenvolvimento Humano, na Universidade de São Paulo.
(Foto: Douglas Santiago)

Luedji Luna

Luedji Luna

Co-fundadora do PALAVRA PRETA, foi membro do Bando Cumatê, Em 2019 lançou o EP Mundo junto ao Dj Nyack, com versões remixadas e com participações de rappers como Djonga, Rincon Sapiência e Tássia Reis.

(Foto: Reprodução)

Mariana de Matos

Mariana de Matos

Artista visual e poeta. Graduou-se em Artes Visuais na Escola Guignard (UEMG) e pesquisa a contribuição da poesia negra para a decolonialidade, no mestrado em Teoria Literária (UFPE).

 

(Foto: Acervo Pessoal)

Monica Cardim

Monica Cardim

Fotógrafa e doutoranda em Artes pelo Programa Interunidades Estética e História da Arte da Universidade de São Paulo – PGEHA/USP.


(Foto: Acervo Pessoal)

Moisés Patrício

Moisés Patrício

Artista, arte educador e candomblecista. Trabalha com fotografia, vídeo, performance, rituais, e instalações em obras que lidam. Desde 2006, realiza ações coletivas com elementos das culturas latinas e afro-brasileiras em espaços culturais.
(Foto: Marcelo Salvador)

Rico Dalasam

Rico Dalasam

Após já ter trabalhado como cabeleireiro e editor de moda, ingressou no rap nacional, tornando-se uma das principais apostas da música nacional contemporânea. 

 

(Foto: Larissa Zaldan)

Robinho Santana

Robinho Santana

Artista visual e músico experimental formado em Design e em fotografia. Exposições individuais e coletivas na Pinacoteca de SBC, Ação Educativa, Oficina Cultural Alfredo Volpi e Instituto Moreira Salles (SP).

 

(Foto: Acervo Pessoal)

Thais Alvarenga

Thais Alvarenga

Fotógrafa documentarista, cria da Favela da Vila Kennedy na Cidade do Rio de Janeiro, uma das fundadoras Projeto de Encontro das Manas e integrante do Coletivo Favela em foco.

 

(Foto: Acervo Pessoal)

Tiago Sant'Ana

Tiago Sant'Ana

Artista visual, curador e doutorando em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia. Foi professor substituto do Bacharelado Interdisciplinar em Artes na Universidade Federal da Bahia entre 2016 e 2017.

 

(Foto: Acervo Pessoal)

 

Viviane Pistache

Viviane Pistache

Graduada em Psicologia pela UFMG. Roteiro e Direção pela Academia Internacional de Cinema AIC/SP. Doutoranda em Psicologia e Cinema pela USP. Roteirista do Setor de Desenvolvimento de Roteiros da O2 Filmes.

 

(Foto: Reprodução)

Val Souza

Val Souza

Artista visual e vive entre São Paulo e Salvador. Sua prática artística atravessa os campos da filosofia, estudos culturais e um forte interesse pela história e iconografia das mulheres negras, incorporando a fotografia, vídeo e instalação através de uma exploração contínua de autoexposição e subjetividade. Em 2020 recebeu a Bolsa de Fotografia ZUM/IMS.
(Foto: Acervo Pessoal)

Yasmin Thayná

Yasmin Thayná

Cineasta e diretora formada pela Escola Livre de Cinema de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro. Dirigiu “Kbela, o filme”.

 

(Foto: Acervo Pessoal)

 

 Catita

Catita

Professora, pesquisadora, “escrivinhadora”. Idealizou e mantém o evento virtual anual “À mesa negra”, o banquete literário novembrino. Co-fundadora do FLORES DE BAOBÁ - Coletivo de Escritoras Negras. Morada, pela Editora Feminas, é seu primeiro livro solo publicado (2019).
(Foto: Pereirinha)

Maria Shu

Maria Shu

É dramaturga e roteirista, com textos teatrais lidos e encenados na Suécia, Portugal, Cabo Verde e França. Seu texto Peça para quem não veio (2017) foi resultado de uma parceria entre a Cia Pau D’arco de Teatro e a francesa Compagnie Nie Wiem. Ganhou o primeiro lugar no Concurso Feminina Dramaturgia, em 2014, com a peça Ar rarefeito. Das peças montadas, destacam-se Cabaret Stravaganza (2011), Giz (2013), Epifania (2016) e Quando eu morrer, vou contar tudo a Deus (2019). É uma das autoras das coletâneas "Dramaturgia Negra" e "Tempo Impuro". Como roteirista, participou da série dramática "Onisciente" (Netflix), criação Pedro Aguilera, com estreia prevista para 2020. Atualmente, escreve uma série de crime, também para a Netflix.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

28/11/2019 a 13/12/2019

Dias e Horários

Quartas e Sextas, 19h30 às 21h30.

Exceto dia 4/12

As inscrições podem ser feitas a partir de 29 de outubro, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

R$ 18,00 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 30,00 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 60,00 - inteira

Inscreva-se agora