Curso On-Line
O novo Ensino Médio: contexto e o [não] lugar das Humanidades
Voltar para o início
Programa
Este curso tem como objetivo promover uma reflexão sobre as especificidades do novo Ensino Médio, suas concepções, determinações, possibilidades e lacunas, principalmente no que se refere às Humanidades. Tomamos como base que o currículo e a escola são elementos vivos que dialogam com o mundo no tempo presente, passado, futuro e que estão em permanente construção coletiva. Professores, mas não apenas eles, estudantes e sociedade civil como um todo precisam se apropriar desse debate e participar desta construção.
Por tal motivo, o objetivo deste curso é, a partir do caso específico da reforma do Ensino Médio e da BNCC, analisar em que medida a escola passou a ser um ambiente mais plural onde vários caminhos podem, então, serem trilhados para o aprendizado e para o desenvolvimento de competências e habilidades. Se, de fato, com esta nova matriz curricular para as Humanidades.e demais áreas, podemos promover um conhecimento significativo, contextualizado e dinâmico a partir de metodologias ativas que estimulam a autonomia do estudante como ser reflexivo, não como um receptor de conhecimentos estanques e inquestionáveis.
E, por fim, se uma política pública educacional como essa pode ser transformadora e emancipatória diante do caleidoscópio de especificidades que constitui a educação básica em nosso país, escapando de ser apenas um engodo burocrático à revelia do que ocorre no cotidiano das salas de aula.
25/7 - Aula 1 - Da formulação à implantação: O novo Ensino Médio e seus percursos
Nesta aula o objetivo é abordar o contexto político de formulação e implantação do novo Ensino Médio e da BNCC. O foco será nos entremeios deste processo, mas também no desenho deste currículo, tais como o ensino/aprendizagem pautados por competências e habilidades e a interdisciplinaridade como possibilidade.
27/7 - Aula 2 - As Humanidades e suas perspectivas no novo Ensino Médio
Nesta aula discutiremos o [não] lugar das Humanidades no novo Ensino Médio, os itinerários formativos, os projetos e suas intersecções com essa área do conhecimento. O foco será nas perspectivas e nos entraves para as Humanidades neste novo contexto.
29/7 - Aula 3 - Um Ensino Médio realmente novo? Reflexões teóricas e práticas
Nesta aula trataremos da instrumentalização deste currículo no dia a dia das escolas. Quais as lacunas, a viabilidade de trabalho, as dificuldades, os ajustes e os horizontes? O foco será na reflexão crítica e construtiva sobre a prática pedagógica e a aprendizagem.
Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.
Os encontros em ambiente on-line não são gravados, não sendo disponibilizados seus registros para posterior visualização.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 28/6 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento dever ser feito através do cartão de crédito, e trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
*Este curso será 100% on-line. Ao término, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
**Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, faça a solicitação pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, justamente após a conclusão e efetivação do pagamento de sua inscrição, e com pelo menos 48 horas de antecedência do início da atividade.
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br
Palestrantes
Karen Christina Dias da Fonseca
Doutora em Ciências Humanas e Sociais e mestre em Ensino, ambas pela UFABC. Graduada em Ciências Sociais e Geografia, com especialização em História e Filosofia. Pesquisa e publica trabalhos em Análise de Discurso e Política Educacional. Tem larga experiência como docente de Ciências Humanas no Ensino Médio e também como formadora de docentes da área.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
25/07/2022 a 29/07/2022
Dias e Horários
Segunda, Quarta e Sexta, 10h às 12h30.
Curso On-line
Inscrições a partir das 14h do dia 28/6, até o dia 21/7.
Enquanto houver vagas.
Local
Plataforma On-line ou web navegador de sua preferência.