Atividades

A conjuntura política vista pela juventude intelectual africana e da diáspora.

Curso Presencial
O pan-africanismo hoje

Voltar para o início O pan-africanismo hoje

Programa

Como movimento político e filosófico múltiplo e diverso, o pan-africanismo se apresenta como uma referência de luta contra a exploração e opressão de africanos e seus descendentes, desde seu surgimento no século XIX até os dias de hoje.

Nessa palestra, o intelectual Fily Kanouté, senegalês de origem malinesa, apresenta as bases do panafricanismo, suas vertentes e desdobramentos, bem como o situa na conjuntura política atual, demonstrando como esse movimento é retomado  pela juventude intelectual africana e diaspórica.

Com: Fily Kanouté.

Mediação: Marcio Farias.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 23/1 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br

Palestrantes

Marcio Farias

Marcio Farias

Psicólogo, mestre e doutor em Psicologia Social, professor do Curso de Psicologia da PUC-SP e professor convidado do Celacc Eca/USP. Além de ser coordenador de pesquisa do Instituto Amma Psique e Negritude, é editor da Editora Dandara, onde coordena a Coleção Clóvis Moura.
(Foto: Acervo Pessoal)

 

Fily Kanouté

Fily Kanouté

Senegalês de origem malinesa, é licenciado em Letras pela Universidade Cheikh Anta Diop (Dakar). Tradutor e professor especialista em Literaturas Africanas e Brasileiras. Foi Militante da Juventude Comunista e do PAI-Senegal. Frequentou as fileiras do Partido Comunista Português no anos 80 e trabalhou no Brasil no jornal Hora do Povo, nos anos 90.

Data

16/02/2024 a 16/02/2024

Dias e Horários

Sexta, 15h às 17h.

Curso Presencial

Inscrições a partir das 14h do dia 23/1, até o dia 16/2.
Enquanto houver vagas.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora