Atividades

Livro analisa o processo de patrimonialização da Vila Itororó

Autografias
O patrimônio existe? Sentidos da Vila Itororó

Voltar para o início O patrimônio existe? Sentidos da Vila Itororó

Programa

O patrimônio não existe. Com essa provocação, este livro nos leva a conhecer a história na qual a Vila Itororó foi reconhecida como patrimônio cultural. Conjunto arquitetônico do início do século XX, sua construção em etapas e seu constante estado de mutação traduzem, na materialidade, as disputas em torno dos seus significados e usos possíveis.

A moradia sempre foi seu uso principal. Sua entrada na agenda preservacionista, no entanto, levou técnicos e especialistas a demandaram usos mais nobres para o espaço. A análise do processo de patrimonialização da Vila permite vislumbrar as transformações e permanências por que passou o campo da preservação cultural em São Paulo. A demanda por uma abordagem integral do patrimônio cultural, que abrace o cotidiano, a preservação social e sua intersecção com a cidade, é urgente.

Afinal, o patrimônio só existe quando nos relacionamos com ele.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

(Foto: Divulgação)

Palestrantes

Vivian Barbour

Vivian Barbour

Mestra pela FAUUSP e bacharela em Direito pela FDUSP. Participou de projetos no Museu da Cidade de São Paulo/SMC (2013-2014), na Vila Itororó Canteiro Aberto (2017) e no Museu Memória do Bixiga/MUMBI (2017-2019). Urbanista, atua como advogada em Direito Urbanístico e é membro da Association of Critical Heritage Studies (ACHS).
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

20/03/2020 a 20/03/2020

Dias e Horários

Sexta, 19h30 às 21h30.

As inscrições podem ser feitas a partir de 26 de fevereiro, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora