Atividades

O patrimônio cultural existe?

Curso Presencial
O patrimônio existe? Sentidos da Vila Itororó

Voltar para o início O patrimônio existe? Sentidos da Vila Itororó

Programa

O patrimônio não existe. Com essa provocação, o livro nos leva a conhecer a história na qual a Vila Itororó foi reconhecida como patrimônio cultural.

Conjunto arquitetônico do início do século XX, sua construção em etapas e seu constante estado de mutação traduzem, na materialidade, as disputas em torno dos seus significados e usos possíveis.

A moradia sempre foi seu uso principal. Sua entrada na agenda preservacionista, no entanto, levou técnicos e especialistas a demandarem "usos mais nobres" para o espaço.

A análise do processo de patrimonialização da Vila permite vislumbrar as transformações e permanências pelas quais passou o campo da preservação cultural em São Paulo.

A demanda por uma abordagem integral do patrimônio cultural, que abrace o cotidiano, a preservação social e sua intersecção com a cidade, é urgente. Afinal, o patrimônio só existe quando nos relacionamos com ele.  

Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 28/7 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.

** Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias

*** Havendo ainda disponibilidade de vagas para os cursos presenciais, as inscrições poderão ser feitas no dia do curso no Centro de Pesquisa e Formação.

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br

(Foto: Vivian Babour)

Palestrantes

Vivian Barbour

Vivian Barbour

Advogada, pesquisadora e consultora. Bacharel em Direito e mestre em Arquitetura e Urbanismo (2017), ambos pela USP. Membro da Comissão de Direito Urbanístico da OAB/SP e da Association of Critical Heritage Studies. Autora do livro "O patrimônio existe? Sentidos da Vila Itororó" (Letramento, 2019) e co-coordenadora da obra coletiva "Mulheres, Direito e Protagonismo Cultural" (Almedina, 2022).
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

17/08/2022 a 17/08/2022

Dias e Horários

Quarta, 19h30 às 21h30.

Curso Presencial

Inscrições a partir das 14h do dia 28/7, até o dia 16/8.
Enquanto houver vagas.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis