O pensamento de John Dewey
Voltar para o início
Programa
John Dewey (1859-1952) foi um dos filósofos mais influentes do século XX, responsável pelo desenvolvimento de proposições voltadas à renovação das teorias e das práticas educacionais contemporâneas. No Brasil, seu principal divulgador foi Anísio Teixeira, que traduziu e publicou suas obras, particularmente entre as décadas de 1930 e 1960. O pensamento de Dewey vem sendo retomado nos últimos anos, servindo de base para o movimento de crítica às tendências mensuracionistas dominantes no âmbito da educação, as quais são decorrentes do raciocínio economicista. O objetivo do curso consiste em apresentar e discutir os fundamentos filosóficos e políticos das concepções educacionais deweyanas, cuja ênfase coloca em primeiro plano os aspectos estéticos do trabalho educativo, destacando a necessidade de tornar a educação uma atividade reflexiva e investigativa centrada na personalidade dos sujeitos envolvidos na ação pedagógica.
Este curso acontece por meio de aulas expositivas, dialogadas mediante a análise de excertos de obras de Dewey, visando elucidar as teses do autor, situadas em seu contexto histórico, favorecendo o debate em torno de experiências concernentes à situação educacional da atualidade.
As inscrições podem ser feitas a partir de 22 de dezembro, às 14h, pela Internet ou nas unidades do Sesc em São Paulo.
(Arte: Paula Biagini)
Palestrantes

Marcus Vinicius da Cunha
Doutor em História e Filosofia da Educação pela USP e Livre-Docente em Psicologia da Educação pela UNESP. Atualmente é Professor Associado do Departamento de Educação, Informação e Comunicação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – USP. (Foto: Paula Biagini)
Data
26/01/2015 a 30/01/2015
Dias e Horários
Segunda a sexta, 14h às 18h.