O Pensamento Estético e os Escritos de Dziga Viértov
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O cineasta Dziga Viértov (pseudônimo de David Ábelievitch Kaufman, 1896-1954) não só realizou alguns dos mais inovadores filmes dos primeiros anos do cinema soviético, dentre os quais "Cine-Olho: A vida tomada desprevenida" (1924) e "O homem com a câmera" (1929), como também escreveu importantes manifestos e artigos sistematizando seu método de realização não-ficcional, estabelecendo diálogos com as vanguardas artísticas da Rússia e da Europa. Textos como "Nós.Variação de um manifesto" (1922), "Kinocs. Revolução" (1923) e "O que é o Cine-Olho" (1929) são hoje clássicos da teoria cinematográfica que extrapolam a esfera do documentário. Nesse encontro, discutiremos o desenvolvimento do pensamento estético de Viértov, da "teoria dos intervalos" e do "Cine-Olho" à definição de um cinema documentário poético, abordando também a história da publicação de seus escritos tanto na URSS quanto ao redor do mundo.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
(Foto: Divulgação)
Palestrantes
Luis Felipe Labaki
Cineasta, tradutor e pesquisador, doutorando no programa de pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais da ECA-USP.. Realizou os filmes "O pracinha de Odessa" (2013) e "Que tal a vida, camaradas?" (2017).
(Foto: Marcos Finotti)
Data
28/01/2019 a 28/01/2019
Dias e Horários
Segunda, 19h30 às 21h30.
As inscrições podem ser feitas a partir de 19 de Dezembro, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.