Curso Presencial
O Piano Brasileiro de Chiquinha Gonzaga, Guerra-Peixe e Claudio Santoro
Voltar para o início
Programa
Este recital-palestra abordará os diferentes estilos e influências estéticas nas 'brasilidades' da obra para piano solo de Chiquinha Gonzaga (1847-1935), Guerra-Peixe (1914-1993) e Claudio Santoro (1919-1989).
Gonzaga introduziu gêneros populares em obras para o piano, como o choro e a valsa, unindo as idiomáticas da música popular à tradição da música de concerto. Diferentemente, Guerra-Peixe e Claudio Santoro perfizeram a dialética entre a vanguarda e o estilo nacional, do dodecafonismo do Grupo Música Viva à herança do estilo nacional Andradeano.
Essa investigação desvela os tensionamentos entre as advocacias e estéticas e permite resultar em debates através da apreciação das obras estes compositores brasileiros.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 26/9 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, através do app ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo.
Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br
(Foto: Divulgação)
Palestrantes
Pablo Victor Marquine da Fonseca
Pianista e musicólogo, PhD em Musicologia/ Cognato em Piano pela University of Florida (EUA). Pablo gravou a obra completa para piano solo de Claudio Santoro e tem se apresentado nacional e internacionalmente. Pablo desenvolve pesquisa sobre as interseções entre música, estética e Política.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
26/10/2024 a 26/10/2024
Dias e Horários
Sábado, 16h às 17h30
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 26/9, até o dia 26/10.
Enquanto houver vagas.