Curso Presencial
O que as práticas sociais podem ensinar sobre decolonialidade?
Voltar para o início
Programa
O curso propõe reflexões acerca dos fundamentos das práticas sociais e os processos educativos decorrentes, com atenção as perspectivas d@s oprimid@s/ marginalizad@s/ invisibilizad@s, visando enfrentamento de desigualdades e discriminações decorrentes de classe, raça-etnia, gênero, faixa etária. Visa formação de educador@s e demais interessad@s em sua atuação em diferentes contextos, como lazer, esporte, educação, saúde e trabalho, observando a construção da vida digna para tod@s.
Será dado destaque às "Motricidades do Sul", ou seja, práticas de jogos, lutas, danças, festas, cantos, contação de histórias e rituais com características próprias de um povo/comunidade localizado ao sul, geográfico ou metafórico, que envolvem tradição e resistências de tais manifestações a dominação epistemológica, sobretudo, africanas, afro-brasileiras e indígenas. Em termos metodológicos, serão privilegiados métodos decoloniais por meio de Roda de Conversa e Tehêy, metodologia indígena Pataxó que consiste em uma pescaria de conhecimentos.
As inscrições podem ser feitas no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou através do nosso app.
Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: atendimento.cpf@sescsp.org.br
Palestrantes
Luiz Gonçalves Júnior
Professor Titular do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (DEFMH-PPGE/UFSCar). Desenvolve ensino, pesquisa e extensão em Práticas Sociais e Processos Educativos, Estudos Socioculturais do Lazer e Educação das Relações Étnico-Raciais.
(Foto: Acervo Pessoal)
Miriã Martins de Brito
Mulher preta, Pedagoga, Mestra e Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Pesquisa e trabalha temas envolvendo Educação das Relações Étnico-Raciais, Contação de Histórias, Ludicidade e Motricidades.
(Foto: Acervo Pessoal)
Samuel Feliciano Pereira
Homem Preto, Professor de Educação Física, Mestre e Doutorando em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Pesquisa e trabalha temas envolvendo a Educação das Relações Étnico-Raciais e Motricidades.
(Foto: Acervo Pessoal)
Vanessa Jacilda Silva-Atikum
Mulher indígena Atikum Licenciada e Mestranda em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Pesquisa e trabalha temas envolvendo Educação Escolar Indígena, Presença Indígena na Universidade e Pessoas Indígenas com Deficiência na Educação Superior.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
27/01/2026 a 27/01/2026
Dias e Horários
Dia 27/1, terça, das 11h às 18h