Curso On-Line
O racismo no futebol brasileiro ontem e hoje
Voltar para o início

Programa
Na sua chegada ao Brasil, o futebol era elitista. Os primeiros clubes não aceitavam negros, mas também os brasileiros pobres.
A história da inserção do negro no futebol brasileiro acontece concomitantemente com a profissionalização, mesmo que alguns clubes antes de 1933, ano da profissionalização, já aceitassem atletas negros e mestiços.
A grande mudança aconteceu a partir deste ano e transformou o futebol em importante caminho de invenção de mercado para ascensão social dos negros. Era a deixa para que os primeiros grandes ídolos surgissem e o futebol se tornasse o esporte mais popular do Brasil.
Mas os casos de racismo continuam a acontecer e a presença de negros e negras é quase inexistente nos quadros de comando do futebol: clubes, entidades e federações.
Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma Microsoft Teams, onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.
Os encontros em ambiente on-line não são gravados, não sendo disponibilizados seus registros para posterior visualização.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 28/3, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
*Este curso será 100% Online. A declaração será enviada automaticamente em até 10 dias após a finalização da atividade e caso isso não ocorra, você poderá solicitar pelo e-mail: declaracao.cpf@sescsp.org.br
*Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, faça a solicitação pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, justamente após a conclusão e efetivação do pagamento de sua inscrição, e com pelo menos 48 horas de antecedência do início da atividade.
(Foto: Marcelo Carvalho. Arte: Walter Cruz)
Palestrantes

Marcelo Carvalho
Idealizador e Diretor executivo do Observatório da Discriminação Racial no Futebol. Estudioso da questão étnico racial, com formação no curso "Cidadania e Reconstrução da Identidade Étnico-Racial", da Universidade Livre, uma realização do Centro Ecumênico da Cultura Negra (CECUNE). Palestrante pelo Observatório da Discriminação Racial no Futebol em seminários sobre o racismo no futebol e outros eventos com temática étnico-racial. Tendo textos sobre o racismo no futebol publicado em diversos jornais, revistas e sites nacionais e internacionais. Autor do livro: Fragmentos: Contos da Vida Cotidiana.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
29/04/2022 a 29/04/2022
Dias e Horários
Sexta, 15h às 17h.
Curso On-line
Inscrições a partir das 14h do dia 28/3, até o dia 27/4.
Enquanto houver vagas.
Local
Plataforma Microsoft Teams