Atividades

O papel do técnico de som direto na produção audiovisual brasileira

O Som Direto no Cinema Brasileiro

Voltar para o início O Som Direto no Cinema Brasileiro

Programa

Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.

A palestra enfoca a pesquisa que resultou no livro O Som Direto no Cinema Brasileiro: fragmentos de uma história. Partindo do pressuposto que existe uma invisibilidade do trabalho criativo do técnico de som direto dentro da cadeia de produção audiovisual, a palestra tem o objetivo de questionar os parâmetros criativos dentro de uma perspectiva sonora, analisando obras audiovisuais brasileiras contemporâneas e o trabalho de quem capta o som direto dessas obras: o técnico de som direto.

Diante do entendimento de que a percepção sonora tem sofrido constantes transformações através de anos de um regime de escuta diferenciado, refletida através de um território sonoro cada vez mais urbano e fragmentado, e com técnicas de reprodução sonora e audição que se modificaram bastante nos últimos 40 anos, a ideia é analisar a participação criativa do técnico de som no processo audiovisual (também influenciado por essas mudanças) e como essas transformações do território sonoro e das tecnologias influenciaram e influenciam no trabalho de captação de som. 

Para entender como essa condição de escuta tem se modificado será analisada as trajetórias de diferentes técnicos de som direto, de diferentes décadas do cinema brasileiro, ainda quando foi introduzido o som direto no Brasil (1960) através da figura de Wálter Goulart, passando pela transição da dublagem para o som direto com Cristiano Maciel e Zezé D'alice (1970), chegando na importante contribuição de Heron Alencar e Mark Van Der Willigen (1980) até a participação de Paulo Ricardo Nunes e João Godoy (1990).

Essas trajetórias apontam diversas contribuições criativas para repensar o lugar de importância e reflexão do trabalho sonoro que se inicia quando o técnico de som abrange seu ouvido na intenção de escutar o mundo e como essa escuta transforma a realidade do cinema.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

(Foto: Capa do Livro O Som Direto no Cinema Brasileiro)

Palestrantes

Márcio Câmara

Márcio Câmara

Mestre em Comunicação pela UFF. É técnico de som direto e realizador audiovisual. Professor e coordenador de cursos de som direto e autor O Som Direto no Cinema Brasileiro: fragmentos de uma história. (Rio de Janeiro, 2016).
(Foto: AC Junior)

Data

22/02/2017 a 22/02/2017

Dias e Horários

Quarta, 19h às 21h

As inscrições podem ser feitas a partir de 26 de janeiro às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis