Atividades

Exposições em debate - relações e tensões entre arte e política

O teor político das artes hoje: novos devires das artes e da política

Voltar para o início O teor político das artes hoje: novos devires das artes e da política

Programa

A proposta do encontro é a de refletir sobre a atual paisagem artística, destacando o seu momento de ação/transformação política. O encontro será balizado por quatro exposições em curso em São Paulo: "Ensaio de Tração"/Estação Pinacoteca; "Hiatus: a memória da violência ditatorial na América Latina"/Memorial da Resistência; "Levantes"/ SESC-Pinheiros; e "20o Festival de Arte Contemporânea SESC-VIDEOBRASIL"/SESC Pompéia.

Se desde os anos 1960 percebe-se com certa clareza um viés político das artes, como elas tensionam criticamente o mundo, não deixa de ser verdade que esse compromisso com a política se transformou. O derretimento das grandes narrativas levou tanto à crise da política e das utopias, como alavancou novas propostas heterotópicas. As artes se inserem aí como agentes tanto de inscrição da violência institucional e cotidiana, como também enquanto agenciadoras de novas sensibilidades. Elas permitem uma ação tanto na micropolítica como além dela.

Seja em exposições, nas cidades, na mídia ou na web, existe uma prática artística plural que entra em conflito e responde também aos neo discursos nomológicos, fundamentalistas e fascistas, que não admitem o jogo diferencial, a linguagem das artes com seu caráter aberto, criativo e desestruturador/estruturador das identidades.

Partindo das quatro exposições, seus curadores e os debatedores convidados irão discutir essas novas versões do (des)encontro entre política e as artes.

1° Mesa: 14h - 16h
Jochen Volz (co-curador de "Ensaio de Tração"/Estação Pinacoteca);
Juliana Braga de Matos (co-curadora da "Levantes"/ SESC-Pinheiros);
Márcio Seligmann-Silva (curador de "Hiatus: a memória da violência ditatorial na América Latina"/Memorial da Resistência) -
Mediador: Miguel Chaia (PUC-SP)

2° Mesa: 16h30 - 18h30
Ana Pato e Diego Matos (curadores convidados do 20o Festival de Arte Contemporânea SESC-VIDEOBRASIL/SESC Pompéia);
Marilia Bonas (diretora do Memorial da Resistência) -
Mediadora: Priscila Arantes (Paço das Artes; PUC-SP)

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.


Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600


(Foto: Exposição Hiatus a memória da violência ditatorial na América Latina - Memorial da Resistência)

Palestrantes

Diego Matos

Diego Matos

Pesquisador, professor e curador. Doutor pela FAU/USP. Organizou com Guilherme Wisnik o livro "Cildo: estudos, espaços, tempo" (Ubu Editora, 2017). Ao lado de Julia Rebouças, foi curador da exposição "Entrevendo", uma mostra histórica e antológica de Cildo Meireles (Sesc Pompeia, 2019/2020).
(Foto: Everton Ballardin)

Ana Pato

Ana Pato

Diretora Técnica do Memorial da Resistência de São Paulo. Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (FAU-USP) e mestra em Artes Visuais pela Faculdade Santa Marcelina. Foi curadora das exposições Mulheres em luta! Arquivos de memória política (2023), Yona Friedman: Democracia (2020), Meta-Arquivo: 1964-1985. Espaço de escuta e leitura de histórias da ditadura (2019), Quanto Pesa uma Nuvem?, de Giselle Beiguelman (2016),  e curadora-chefe da 3ª Bienal da Bahia  (2014). É autora de Literatura Expandida: arquivo e citação na obra de Dominique Gonzalez-Foerster  (Edições Sesc: Videobrasil, 2012).
(Foto: Julio Kohl)

Jochen Volz

Jochen Volz

Historiador de arte, é Diretor Geral da Pinacoteca de São Paulo. Foi curador geral da 32a Bienal de São Paulo em 2016, e, anteriormente, coordenador de programação da Serpentine Galleries em Londres e diretor do Instituto Inhotim, Minas Gerais. Foi cocurador da 53a Biennale di Venezia em 2009.
(Foto: Christina Rufatto)

Miguel Chaia

Miguel Chaia

Doutor em sociologia pela USP, professor do Departamento de Política e do PPG em Ciências Sociais da PUC-SP, pesquisador e coordenador do Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política.
(Foto: Acervo Pessoal)

Priscila Arantes

Priscila Arantes

Diretora e curadora do Paço das Artes e vice- coordenadora do curso Arte: História, Crítica e Curadoria da PUC-SP.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

15/12/2017 a 15/12/2017

Dias e Horários

Sexta, 14h às 18h30

As inscrições podem ser feitas a partir de 28 de novembro às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora