Atividades

Trajetória histórico-musical do violão de concerto na Venezuela

Curso Presencial
O violão de concerto na Venezuela

Voltar para o início O violão de concerto na Venezuela

Programa

O violão de concerto na Venezuela, como continuidade criativa de intérpretes, pedagogos e compositores, começa em 1932, com a chegada de Agustín Barrios Mangoré e a criação da cátedra oficial por Raúl Borges, no conservatório nacional de Caracas. Rapidamente, seus alunos Antonio Lauro e Alirio Díaz tornaram-se conhecidos em todo o mundo. A partir de então, a escola desenvolveu vários aspectos próprios, característicos de uma percepção fundamentalmente nacionalista, que deram as condições para o surgimento de novos nomes e novas obras para o instrumento no país.

Esta palestra vai fazer uma introdução à chegada das vihuelas ao país, traçar um panorama geral do século XIX e focar no desenvolvimento central no século XX, através das sucessivas gerações, inclusive com desenvolvimentos populares. Vai constatar, ainda, como a influência de violonistas estrangeiros que visitaram a Venezuela tornou-se progressivamente presente.

A visão utilizada é fundamentalmente historiográfica, ou seja, localiza os vários momentos da escola venezuelana na história social e política e em seu contexto cultural. A ênfase será biográfico-musical, nos personagens mais marcantes de cada geração desta história, com apoio em iconografia, documentos históricos e exemplos sonoros.

Em muitos aspectos, esta palestra é o resumo de um longo período de pesquisa, iniciado por Bruzual nos anos 1990 e editado na coleção "Guitarras de Venezuela", que já teve sete volumes publicados (de um total de dez), pela editora La Castalia. Esses livros apresentam biografias e diversos panoramas históricos, que incluem o violão popular.

A atividade trata da questão sociocultural, com foco na transformação histórica do instrumento.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 28/1 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, através do app ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo.

Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: atendimento.cpf@sescsp.org.br

(Imagem: Recorte da capa do livro "La guitarra en Venezuela")

Palestrantes

Alejandro Bruzual

Alejandro Bruzual

Doutor em Literaturas Latino-Americanas pela Universidade de Pittsburgh e professor de Violão Clássico, discípulo do maestro Leopoldo Igarza. É pesquisador do Centro de Estudos Latino-Americanos Rómulo Gallegos (CELARG), professor da Universidade Central da Venezuela e presidente da Sociedade Venezuelana de Musicologia.
(Foto: Jhon Jimenez)

Data

06/02/2025 a 06/02/2025

Dias e Horários

Quinta, das 15h às 16h30

Curso Presencial

Inscrições a partir das 14h do dia 28/1
Enquanto houver vagas.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora