O violão na América Latina, ritmos latinos aplicados
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Programa
Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.
A música da América Latina surge do sincretismo das culturas ameríndias, africanas e europeias. Os nativos e africanos acharam na música o seu canal de expressão e identificação.
O violão desembarca nas Américas junto com os espanhóis e acompanhou o processo de criação da nova cultura. As tradições da percussão africana serviram de base para a formação dos novos ritmos. O violão esteve sempre ao lado dos tambores no movimento da música que estava nascendo.
Quando os primeiros violões chegaram às mãos do povo das colônias este copiou o jeito de tocar dos espanhóis, pois era a única referência que tinham de como se utilizava o instrumento. Mas como esses indivíduos tinham o seu próprio universo musical legado dos seus ancestrais, o resultado sonoro foi totalmente diferente e diverso.
Daí surge à fantástica técnica do "rasgueio", ou ato de arranhar o violão de um jeito percussivo.
Na música Latina encontramos uma relação muito íntima entre as levadas da percussão e as batidas do violão. Paralelamente nas diferentes regiões surgiram os irmãos americanos do violão: o três cubano, o cuatro venezuelano, o tiple na Colômbia, o cavaquinho no Brasil, a harpa paraguaia e o charango que se expande pelas serras do Equador, Bolívia, Peru, norte de Argentina e Chile.
O violão soube incorporar a sonoridade dos seus irmãos de cordas.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
(Ilustração:"Guitarra en Mano" de Orgus Rojo. Foto:Felipe Olmos.)
Palestrantes

Sergio Abalos
Violonista e compositor. É pesquisador e divulgador de música da América latina. Tocou com Naná Vasconcellos, Sebastião Tapajós, Ney Conceição, Lô Borges, Renato Braz, Trio Manarí. Em 2011 grava em duo o Cd "Conversa de violões" junto ao mestre Tapajós no qual gravam Piazzolla e composições próprias.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
25/03/2017 a 25/03/2017
Dias e Horários
Sábado, 16h às 18h
As inscrições podem ser feitas a partir de 23 de fevereiro às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.