Observações de um espectador comum
Voltar para o início
Cancelado
Programa
Em 2015 Eduardo Pellejero recolheu-se durante todo um ano para levar a cabo um experimento: dedicar os dias à contemplação do que é e aparece, sem ideias preconcebidas de um fim a alcançar. Segundo ele: "Deter-se para olhar alguma coisa é um gesto que carece de razão suficiente e parece prescindir de qualquer condição necessária. Não há lição das imagens.
As imagens vêm ao nosso encontro sem antecipação nem cálculo possível, a golpes de vista. Tendo isso enconta, e sem reservas mentais, tentei atender às solicitações do sensível e às variações do meu desejo, respeitando a sutil materialidade do que se oferecia aos meus sentidos e à imprevisibilidade dos voos aos que se arriscava a minha imaginação.
O resultado foi uma série de observações nas que se confundem, sem ordem nem precedência, questões que guardam relação com o poder das imagens e o exercício do olhar, a intrínseca singularidade do visível e o comum da sua intelecção, o tempo da arte e o espaço do museu - e, em última instância, com a minha vivência de tudo isso como espectador".
"O que vi - Diário de um espectador comum", é o livro que escreveu a partir dessa experiência, e "Alberto Greco, obra fora de catálogo", o filme do qual participou durante o processo, são testemunhas dessa viagem íntima.
O intuito deste encontro é conversar sobre os procedimentos e as alternativas que estiveram em jogo nessas aventuras intelectuais, e debater sobre o paradoxo do espectador na arte, em suas representações e impasses contemporâneos.
A palestra é precedida da exibição do filme "Alberto Greco, obra fora de catálogo", de Paula Pellejero.
Das 18h às 19h10 - Exibição do filme.
Das 19h30 às 21h30 - Palestra com Eduardo Pellejero.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
(Foto: Divulgação Eduardo Pellejero)
Palestrantes

Eduardo Pellejero
Argentino de nascimento, português por adoção, residente no Brasil, apátrida por convicção. Professor de Estética Filosófica na UFRN. Publicou "Deleuze y la redefinición de la filosofía"(2006) e "Perder por Perder"(2015), entre outros.
(Foto: Susana Guerra)
Data
05/04/2018 a 05/04/2018
Dias e Horários
Quinta, 18h às 21h30.
As inscrições podem ser feitas a partir de 22 de março às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.