Ocidente x Oriente: A História dos Contrários
Voltar para o início
Programa
O curso explora a formação da identidade do Ocidente a partir da construção de uma espécie de alterego invertido e quase sempre ameaçador: o Oriente.
Ao longo de séculos, o rico e variado mundo das civilizações asiáticas vem sendo suplantado por representações altamente simplificadoras.
O "oriental" já foi estereotipado como bárbaro, infiel, retrógrado, despótico, subversivo; e agora seu espectro ressurge sob a veste de terrorista. Mas estes avessos malignos tiveram papel fundamental ao moldarem a autoimagem benévola, sensata e civilizada do Ocidente.
Os encontros refazem o percurso histórico desta fantasia de um mundo segmentado em dois blocos antagônicos, desde os gregos, passando pelas cruzadas, pela colonização, pela Guerra Fria e pela luta ao terror
1. O Oriente bárbaro
Com o termo genérico "bárbaro", o mundo greco-romano funda o modelo primordial de etnocentrismo.
2. O Oriente infiel
As Cruzadas e a antítese pela fé.
3. O Oriente exuberante
A expansão europeia e as novas categorias do exotismo oriental: o Império Otomano, a Índia, a China. Um mundo retrógrado, indolente e sensual. O Orientalismo como arte e como ideologiado homem branco.
4. O Oriente revolucionário e fanático
A Guerra Fria, a luta pela independência e a subversão da ordem mundial. A "guerra santa" e a "guerra ao terror". Do 11/09 ao Charlie Hebdo.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
(Foto: Emily Fonseca)
Palestrantes

Plínio Freire Gomes
Historiador e mestre pela USP, tradutor e conferencista. Publicou vários artigos acadêmicos, além do livro "Um herege vai ao paraíso" (Companhia das Letras, 1997). Atualmente desenvolve projetos ligados à arte islâmica e à história das relações entre o Ocidente e o Oriente.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
08/08/2019 a 29/08/2019
Dias e Horários
Quinta, 19h30 às 21h30.
As inscrições podem ser feitas a partir de 25 de julho, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.