Curso Presencial
Ocupação Guattari: Contra toda monocultura
Voltar para o início

Programa
A partir de uma conversa sobre o modo como o discurso humanista estabeleceu os mecanismos de universalização do particular (sujeito-masculino-europeu) e de procedimentos de exclusão que forjam a constituição de outros, pretende-se mapear as estratégias do chamado pós-humanismo crítico – presente de forma contundente em uma extensa produção filosófica contemporânea – para combater essa medida auto imposta e evidenciar os regimes de exclusão que são impostos por ela.
Buscando o encontro entre pesquisas que partem de lugares diferentes com horizontes comuns, buscamos promover, a partir da proposta de uma artesania dos afetos, trazida pela perspectiva Guarani, um espaço de troca de experiências pautadas na desobediência e na constituição de si.
A oficina compõe o projeto Ocupação Guattari, uma realização entre o Sesc São Paulo, por meio de seu Centro de Pesquisa e Formação e a Ocupação 9 de Julho.
Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 27/10 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
** Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
*** Havendo ainda disponibilidade de vagas para os cursos presenciais, as inscrições poderão ser feitas no dia do curso no Centro de Pesquisa e Formação.
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br
(Arte: Walter Cruz)
Palestrantes

Fernanda Gomes
Pós-doutoranda em filosofia contemporânea, na Universidade de São Paulo - USP. Doutora em Filosofia (PUC-SP/Université Paris Nanterre) com mestrado e bacharelado na mesma área. Seus trabalhos são dedicados aos campos da ética e da filosofia política, voltados para uma reflexão acerca do presente. Filha de paraibanos, é carioca, do Complexo da Maré, onde sempre esteve envolvida na construção de movimentos, coletivos e instituições locais.
(Foto: Acervo Pessoal)

Geni Núñez
Ativista indígena Guarani, escritora e psicóloga. Possui doutorado no Programa de Pós graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (UFSC) e mestrado em Psicologia Social. Atualmente cursa Pós Doutorado no Instituto de Estudos Avançados da USP. É membro da Comissão de Direitos Humanos (CDH), do Conselho Federal de Psicologia (CFP) e da Articulação Brasileira de Indígenas Psicólogos/as (ABIPSI). É co-assistente da Comissão Guarani Yvyrupa (CGY). É autora dos livros "Descolonizando afetos: experimentações sobre outras formas de amar" (2023) e "Felizes por enquanto" (2024) pela Editora Planeta.
(Foto: Karime Xavier)
Data
26/11/2022 a 26/11/2022
Dias e Horários
Sábado, 10h30 às 12h30.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 27/10, até o dia 26/11.
Enquanto houver vagas.