Atividades

Com Péter Pál Pelbart, Cristina Thostenberg Ribas, Paula Cobo-Guevara, Larissa Drigo Agostino e Fernanda Gomes<br />

Curso Presencial
Ocupação Guattari: O Legado de Félix Guattari

Voltar para o início Ocupação Guattari: O Legado de Félix Guattari

Programa

Não há um só Guattari, mas vários. Os mais conhecidos são o psicanalista, o filósofo, o militante. Em cada uma das áreas em que interveio, trouxe seu espírito crítico e heterodoxo.

Como psicanalista, desafiou o conformismo da prática analítica e seu familialismo, forjando a ideia de uma esquizoanálise.

Em filosofia, junto com Deleuze, introduziu no pensamento uma irreverência indomável, na contramão do academicismo predominante. E na militância, não parou de inventar novas ferramentas e conceitos, tais como cartografia, micropolítica, revolução molecular, ecosofia.

No conjunto, esboçou um paradigma que ele chamou de ético-estético, cuja atualidade não para de crescer.

O curso proposto abordará os vários conceitos criados por Guattari, priorizando aqueles que conversam com as urgências do presente.

1- O paradigma ético-estético
Contra o predomínio de uma visão cientificista nos vários domínios, Guattari desenvolve uma noção centrada na invenção, redefinindo a ética em função da criação nos mais diversos domínios. (Peter Pál Pelbart)

2- As três ecologias
Ao lado da ecologia ambiental e social, Guattari propôs a noção de ecologia mental ou subjetiva. De forma a chegar ao encontro da ação coletiva, na qual não se separam política e estética, ciência e invenção, a pesquisa se torna uma ferramenta. Trata-se de aprofundar seu alcance e medir sua relevância, hoje. (Cristina Thorstenberg Ribas)

3- Esquizoanálise
Por que Guattari, com tantos anos trabalhando com a psicose na Clínica de La Borde e atendendo como psicanalista, precisou forjar uma nova abordagem clínica, com repercussões em várias áreas? (Paula Cobo-Guevara)

4- Micropolíticas
Como as noções de micropolítica e de revolução molecular respondem aos desafios do capitalismo contemporâneo e à produção de subjetividade que ele enseja? Quais linhas de fuga o pensamento e a prática de Guattari propõem para os impasses do presente e sua escalada fascista? (Larissa Drigo Agostinho)

5- Ressonâncias no presente
O legado Guattari está presente em muitos saberes e práticas políticas no presente. Como pensar essa relação entre produção intelectual/textual e experimentações coletivas em uma via de mão dupla que se retroalimenta na invenção de modos de vida outros? (Fernanda Gomes)

O curso pretende apresentar o pensamento de Félix Guattari, pensador-psicanalista militante francês e abrir caminho para as reflexões que ocorrerão na Ocupação Guattari, uma realização entre o Sesc São Paulo, por meio de seu Centro de Pesquisa e Formação e a Ocupação 9 de Julho.

Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 27/9 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.

** Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias

*** Havendo ainda disponibilidade de vagas para os cursos presenciais, as inscrições poderão ser feitas no dia do curso no Centro de Pesquisa e Formação.

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br

(Arte: Walter Cruz)

Palestrantes

Peter Pál Pelbart

Peter Pál Pelbart

Professor titular de Filosofia na PUC-SP. Publicou O avesso do niilismo: cartografias do esgotamento e Ensaios do assombro, entre outros. Traduziu várias obras de Gilles Deleuze. É coeditor da n-1 edições e membro da Cia Teatral Ueinzz.
(Foto: Yuri Pollak Pelbart)

Cristina Thorstenberg Ribas

Cristina Thorstenberg Ribas

Trabalha como artista e pesquisadora, e gosta de escrever artigos acadêmicos e prosa. Concebe projetos entre estética e política e pesquisa militante desde meados dos anos 2000. Pesquisa análise institucional e estudos da subjetividade em relação à criatividade. Mais recentemente tem se envolvido com estudos feministas.
(Foto: Acervo Pessoal)

Larissa Drigo Agostinho

Larissa Drigo Agostinho

Analista, tradutora e professora, doutora em Letras pela Universidade de Paris IV. Tem pós-doutorado (FAPESP) pela Universidade de São Paulo com estágio em Paris I onde pesquisou a política na obra conjunta de Deleuze e Guattari.
(Foto: Acervo Pessoal)

Paula Cobo-Guevara

Paula Cobo-Guevara

Analista e ativista nos campos do feminismo, migração e antipsiquiatria. Doutora em psicologia clínica pelo Núcleo de estudos da subjetividade, PUC-SP. Mestre em estética e política (CalArts) e clínica psicanalítica (IPSI, Barcelona).
(Foto: Acervo Pessoal)

Fernanda Gomes

Fernanda Gomes

Pós-doutoranda em filosofia contemporânea, na Universidade de São Paulo - USP. Doutora em Filosofia (PUC-SP/Université Paris Nanterre) com mestrado e bacharelado na mesma área. Seus trabalhos são dedicados aos campos da ética e da filosofia política, voltados para uma reflexão acerca do presente. Filha de paraibanos, é carioca, do Complexo da Maré, onde sempre esteve envolvida na construção de movimentos, coletivos e instituições locais.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

24/10/2022 a 28/10/2022

Dias e Horários

Segunda a Sexta, 19h30 às 21h30.

Curso Presencial

Inscrições a partir das 14h do dia 27/9, até o dia 22/10.
Enquanto houver vagas.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora