Curso Presencial
Oficina de Pesquisa no Setor Cultural: Mapeamentos, Indicadores e Aplicações
Voltar para o início
Programa
Os métodos e técnicas de pesquisa no setor cultural são diversos, em conexão com a amplitude da noção de cultura e campos de conhecimento de fundamentação, tais como antropologia, sociologia, economia, política, artes, mídias, entre outros.
Observando as comunidades e públicos da cultura do ponto das organizações, - institutos, ONGs, fundações, movimentos sociais e órgão públicos (união, estados e municípios), ressalta-se que a pesquisa aplicada para compreensão do ambiente cultural e situacional de atuação (territórios, agentes e práticas) é trabalho fundamental para o desenvolvimento do planejamento e gestão.
Entre as ferramentas de pesquisa mais utilizadas do setor estão o "mapeamento cultural" e os "indicadores". O primeiro visa a compreensão geral do território específico, a comunidade, os bens simbólicos produzidos e as experiências da cultura. A despeito do uso de dados quantificáveis, em conjunto com outros tipos de métodos de pesquisa, a perspectiva principal é a leitura qualitativa.
O segundo, os indicadores, efetuam o reconhecimento material e objetivo de certos aspectos da realidade social em foco (produção, consumo e modos de organização) para compreensão da atividade cultural. São dados fundamentais para criação de políticas públicas e setoriais, no apoio à avaliação de programas e projetos, a partir da coleta e divulgação de informações sistematizadas.
O objetivo do curso-oficina é estimular as habilidades de planejamento e execução de pesquisas relacionadas a diagnóstico, mapeamento e seleção de indicadores culturais. Para tanto, a atividade discute conceitos-chave da pesquisa aplicada ao setor, debate estudos de caso e realiza uma oficina prática de trabalhos em grupo para aplicação de ferramentas de pesquisa.
Programa
13/3 - Aula 1: Metodologias de Pesquisa e Dinâmicas do Curso
20/3 - Aula 2: Mapeamento Cultural
27/3 - Aula 3: Indicadores do Setor e Oficina de Trabalhos em Grupo
3/4 - Aula 4: Estudo de Casos e Oficina de Trabalhos
10/4 - Aula 5: Aplicações e Resultados da Atividade
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 27/2 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, através do app ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br
(Foto: Pixabay)
Palestrantes
Carlos Gonçalves
Possui pós-doutorado em Comunicação e Audiovisual (ECA-USP). É doutor em Ciências Sociais - Antropologia (PUC-SP), com tese/pesquisa sobre o gênero do filme de estrada. Consultor especializado em pesquisa de opinião e mercado. Professor da pós-graduação Senac e cursos livres de cinema do Sesc e Casa Guilherme de Almeida.
(Foto: Silvia Gonçalves)
Data
13/03/2024 a 10/04/2024
Dias e Horários
Quartas, 19h às 21h30.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 27/2, até o dia 13/3.
Enquanto houver vagas.