Atividades

Com Anna Paes, violonista, cantora e compositora

Curso On-Line
Oficina de Samba-Choro

Voltar para o início Oficina de Samba-Choro

Programa

O choro, na sua essência, é um gênero de música instrumental, no entanto a tradição de colocar letras em choros remonta ao século XIX, e está presente na obra de diversos chorões antigos, fazendo surgir o gênero choro-canção, com andamento moderado.

Nos anos 1940 essa tradição ganha notoriedade a partir da contribuição da grande cantora Ademilde Fonseca, considerada a "Rainha do Choro", em interpretações de peças com andamento mais rápido, altamente desafiadoras, como "Brasileirinho" e "Apanhei-te, cavaquinho".

Na década anterior, nos anos 1930, com o início da gravação elétrica e o desenvolvimento do rádio, o choro instrumental perde espaço para a música vocal, e é nesse período que surge o gênero samba-choro, uma junção do choro com o samba sincopado. Obras como "Conversa de botequim" (Vadico e Noel Rosa), "Tic-tac do meu coração" (Alcir Pires Vermelho e Walfrido Silva), "Engomadinho" (Pedro Caetano e Claudionor Cruz), "Faustina" (Gadé), são celebrizadas por grandes cantoras e cantores como Aracy de Almeida, Carmen Miranda, Almirante, Jorge Veiga, etc. Nos anos 1970 Chico Buarque e Francis Hime serão herdeiros dessa tradição em obras como "Meu caro amigo" e "Ilmo Sr. Ciro Monteiro".

A oficina de canto popular "O samba-choro" tem o intuito de oferecer um espaço de aprendizagem de repertório para cantores e cantoras, instrumentistas e amantes da música popular brasileira, sem pré-requisitos, e contribuir para divulgar a a tradição musical do samba-choro.

As aulas acontecem online, na plataforma Teams.

A cada encontro o aluno inscrito receberá com antecedência o link para escuta das duas canções que serão trabalhadas, além das letras em arquivo PDF, 4 arquivos de áudio, sendo 2 bases de acompanhamento gravadas e as mesmas bases acrescidas da "voz guia". Durante a oficina cada participante cantará individualmente as duas músicas. Serão disponibilizados arquivos de áudio com exercícios de aquecimento vocal, e recomenda-se que sejam feitos 30 minutos antes da aula.

Ao final o aluno receberá a partitura da canção em arquivo PDF, com melodia e cifra, no tom ideal para a sua voz.

Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma Microsoft Teams, onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.

Os encontros em ambiente on-line não são gravados, não sendo disponibilizados seus registros para posterior visualização.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 5/1, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

O pagamento dever ser feito através do cartão de crédito, e trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.

*Este curso será 100% Online. A declaração será enviada automaticamente em até 10 dias após a finalização da atividade e caso isso não ocorra, você poderá solicitar pelo e-mail: declaracao.cpf@sescsp.org.br

(Arte: Walter Cruz)

Palestrantes

Anna Paes

Anna Paes

Produziu o livro de partituras “Cancioneiro Guinga – Zaboio” (Gilly Music), entre outras edições de choros e canções.
(Foto: Vincent Rosenblatt)

Data

20/01/2022 a 03/02/2022

Dias e Horários

Quintas, 19h às 21h.

Curso On-line
Inscrições a partir das 14h do dia 5/1, até o dia 18/1.
Enquanto houver vagas.

Local

Plataforma Microsoft Teams.

Valores

Grátis