Atividades

Com Anna Paes, violonista, cantora e compositora

Curso On-Line
Oficina de Samba-Choro

Voltar para o início Oficina de Samba-Choro

Programa

O choro, na sua essência, é um gênero de música instrumental, no entanto a tradição de colocar letras em choros remonta ao século XIX, e está presente na obra de diversos chorões antigos, fazendo surgir o gênero choro-canção, com andamento moderado.

Nos anos 1940 essa tradição ganha notoriedade a partir da contribuição da grande cantora Ademilde Fonseca, considerada a "Rainha do Choro", em interpretações de peças com andamento mais rápido, altamente desafiadoras, como "Brasileirinho" e "Apanhei-te, cavaquinho".

Na década anterior, nos anos 1930, com o início da gravação elétrica e o desenvolvimento do rádio, o choro instrumental perde espaço para a música vocal, e é nesse período que surge o gênero samba-choro, uma junção do choro com o samba sincopado. Obras como "Conversa de botequim" (Vadico e Noel Rosa), "Tic-tac do meu coração" (Alcir Pires Vermelho e Walfrido Silva), "Engomadinho" (Pedro Caetano e Claudionor Cruz), "Faustina" (Gadé), são celebrizadas por grandes cantoras e cantores como Aracy de Almeida, Carmen Miranda, Almirante, Jorge Veiga, etc. Nos anos 1970 Chico Buarque e Francis Hime serão herdeiros dessa tradição em obras como "Meu caro amigo" e "Ilmo Sr. Ciro Monteiro".

A oficina de canto popular "O samba-choro" tem o intuito de oferecer um espaço de aprendizagem de repertório para cantores e cantoras, instrumentistas e amantes da música popular brasileira, sem pré-requisitos, e contribuir para divulgar a a tradição musical do samba-choro.

As aulas acontecem online, na plataforma Teams.

A cada encontro o aluno inscrito receberá com antecedência o link para escuta das duas canções que serão trabalhadas, além das letras em arquivo PDF, 4 arquivos de áudio, sendo 2 bases de acompanhamento gravadas e as mesmas bases acrescidas da "voz guia". Durante a oficina cada participante cantará individualmente as duas músicas. Serão disponibilizados arquivos de áudio com exercícios de aquecimento vocal, e recomenda-se que sejam feitos 30 minutos antes da aula.

Ao final o aluno receberá a partitura da canção em arquivo PDF, com melodia e cifra, no tom ideal para a sua voz.

Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma Microsoft Teams, onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.

Os encontros em ambiente on-line não são gravados, não sendo disponibilizados seus registros para posterior visualização.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 5/1, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

O pagamento dever ser feito através do cartão de crédito, e trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.

*Este curso será 100% Online. A declaração será enviada automaticamente em até 10 dias após a finalização da atividade e caso isso não ocorra, você poderá solicitar pelo e-mail: declaracao.cpf@sescsp.org.br

(Arte: Walter Cruz)

Palestrantes

Anna Paes

Anna Paes

Compositora, cantora e violonista, doutoranda em Etnomusicologia (UFRJ), com especialização em pedagogia vocal, ministrado por Jeannie Lovetri. Há 18 anos atua como professora de violão na Escola Portátil de Música, referência no ensino do choro e da música popular brasileira.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

20/01/2022 a 03/02/2022

Dias e Horários

Quintas, 19h às 21h.

Curso On-line
Inscrições a partir das 14h do dia 5/1, até o dia 18/1.
Enquanto houver vagas.

Local

Plataforma Microsoft Teams.

Valores

Grátis