Atividades

Redes de Cooperação Cultural

Oficina Tecer Redes Culturais

Voltar para o início Oficina Tecer Redes Culturais

Programa

A oficina propõe um dia de trabalho prático em que um grupo de profissionais do setor cultural, se reúne para gerar ideias de projetos em rede nos contextos local, nacional ou transnacional.

Os participantes vão, durante a manhã, discutir criticamente os documentos selecionados (Agenda 21 da cultura; Carta Cultural Ibero-americana; Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável; e a Declaração sobre Cultura e Indústrias Criativas como sector estratégico na CPLP); e, durante a tarde, identificar pontos de afinidade que, à luz das suas práticas e do espírito dos autores e documentos analisados e do 2CN-CLab, permitam gerar ideias de projetos culturais em rede (à escala local, nacional ou transnacional) a partir dos contextos Lusófono e Ibero-americano.

O 2CN-CLab (Cultural Cooperation Networks - Creative Laboratory), dinamizado no âmbito do projeto de investigação "Redes de Cooperação Cultural Transnacionais: Portugal europeu, lusófono e ibero-americano" e do plano estratégico do Observatório de Políticas de Comunicação e Cultura da Universidade do Minho (Portugal), é um laboratório criativo itinerante que visa promover a discussão crítica e construtiva sobre as redes culturais e, desta forma, sensibilizar e potenciar a capacitação de profissionais e futuros profissionais do setor cultural para a participação qualificada em organizações desta natureza.


Programa

9h45 às 10h - Recepção dos participantes.

10h às 10h15 - Notas metodológicas para a operacionalização do conceito de cultura.

10h15 às 10h45 - De que falamos quando falamos de Redes Culturais?

10h45 às 11h15 - A Agenda 21 da Cultura e a importância do local no global.

11h15 às 11h45 - Itinerários pessoais pela Carta Cultural Ibero-americana.

11h45 às 12h15 - Um olhar cultural para a Agenda 2030.

12h15 às 12h45 - Cultura e Indústrias Criativas na estratégia da CPLP.

12h45 às 13h - Contributos individuais para um projeto coletivo.

13h às 14h - Intervalo para Almoço.

14h00 às 16h30 - Trabalho prático em pequeno grupo.

16h30 às 17h - Apresentação e Discussão em grande grupo dos trabalhos práticos.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

(Foto: Divulgação)

Palestrantes

Manuel Gama

Manuel Gama

Doutor em Estudos Culturais/Sociologia da Cultura, com pós-doutorado pela Universidade do Minho. Coordena o 2CN-CLab e é um dos coordenadores do Observatório de Políticas de Ciência, Comunicação e Cultura (PolObs, CECS-UM).
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

25/05/2019 a 25/05/2019

Dias e Horários

Sábado, 10h às 17h.

As inscrições podem ser feitas a partir de 25 de Abril, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis