Curso Presencial
OJU - Festivais e mostras de cinema negro
Voltar para o início

Programa
A mesa propõe realizar um panorama de festivais e mostras de cinema negro no Brasil, destacando o protagonismo de realizadores, curadores e gestores negros na construção de espaços de visibilidade, resistência e afirmação cultural.
Abordará iniciativas como o FIANB - Festival Internacional Audiovisual Negro, a Mostra do Audiovisual Negro de SP, o Encontro de Cinema Zózimo Bulbul, a Semana do Audiovisual Negro e a OJU - Roda Sesc de Cinemas Negros, além de organizações como a APAN - Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro e o NICHO 54, refletindo sobre estratégias de produção, curadoria e articulação política dos idealizadores, que contribuem para o fortalecimento do cinema negro no país.
Esta atividade integra a programação da OJU - Roda Sesc de Cinemas Negros.
Com Joel Zito de Araújo, Thais Scabio e Fernanda Lomba.
Mediação de Priscila Souza de Oliveira.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 26/8 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou através do nosso app.
Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: atendimento.cpf@sescsp.org.br
(Foto: Divulgação)
Palestrantes

Joel Zito de Araújo
Diretor, roteirista e produtor conhecido por tematizar o negro na sociedade brasileira. Em 2024 lançou a série Encontros com o cinema africano, na TV Brasil, e o longa-documentário Brasiliana - o musical afro que ganhou o mundo, vencedor do Festival In-Edit Brasil 2025.
(Foto: Fadi Zghaib)

Thais Scabio
Cineasta, diretora da produtora Cavalo Marinho Audiovisual, sócia fundadora da APAN - Associação dos profissionais do Audiovisual Negro. É curadora da mostra infantil do FIANB - Festival Internacional Audiovisual Negro e da Mostra do Audiovisual Negro de SP.
(Foto: Fabbinho Cruz)

Fernanda Lomba
Cineasta com mais de 10 anos de experiência como produtora-executiva. Dedica-se hoje ao roteiro e direção. Paralelo à carreira artística, é fundadora da organização social NICHO 54, realizadora do Festival NICHO.
(Foto: Mariana Resegue)

Priscila Souza de Oliveira
Graduada em Ciências Sociais e Midialogia pela Unicamp, com estágio avançado na Universidade do Minho. Atua na programação de artes visuais no Sesc Vila Mariana. Pesquisa o protagonismo negro no audiovisual infantojuvenil.
(Foto: I?caro Silva)
Data
04/09/2025 a 04/09/2025
Dias e Horários
Quinta, 19h às 21h.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 26/8, até o dia 4/9.
Enquanto houver vagas.