Atividades

Literatura, esporte e sociedade

Curso On-Line
Olhares irônicos: esporte e literatura no século XIX

Voltar para o início Olhares irônicos: esporte e literatura no século XIX

Programa

O fato é que aquela literatura lusófona que emergiu a partir do quartel final do século XIX mais claramente registrou elementos da sociedade que passava por profundas mudanças - não surpreende que muitos literatos tenham também atuado como cronistas.

Nesse cenário, a partir de seus olhares específicos, o esporte foi abordado em suas obras, em boa parte dos casos com ironia, como artifício para criticar o novo quadro social que se delineava.

Programa
21/10 das 16h às 17h30.
Que modernidade? O esporte em Os Maias (Eça de Queirós).

28/10 2021 das 16h às 17h30.
Olhares irônicos: Machado de Assis e o esporte.

4/11 das 16h às 17h30.
Entre bilontras e tribofes: o esporte no teatro de Artur Azevedo.

11/11 das 16h às 17h30.
Longe da pedagogia: práticas corporais em O Ateneu (Raul Pompéia).

Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma Microsoft Teams, onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.

Os encontros em ambiente on-line não são gravados, não sendo disponibilizados seus registros para posterior visualização.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 27/9, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

O pagamento dever ser feito através do cartão de crédito, e trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.

*Este curso será 100% Online. A declaração será enviada automaticamente em até 10 dias após a finalização da atividade e caso isso não ocorra, você poderá solicitar pelo e-mail: declaracao.cpf@sescsp.org.br

(Arte: Walter Cruz)

Palestrantes

Victor Andrade de Melo

Victor Andrade de Melo

Professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É coordenador do Sport: Laboratório de História do Esporte e do Lazer (www.sport.historia.ufrj.br) e membro do Laboratório de Estudos da Educação do Corpo (Labec/UFRJ). As ênfases das suas pesquisas são: História do Esporte, da Educação Física, do Lazer e das Práticas Corporais; História do Rio de Janeiro; História da Educação; Estudos do Lazer e da Animação Cultural; e Estudos Culturais.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

21/10/2021 a 11/11/2021

Dias e Horários

Quintas, 16h às 17h30.

Curso 100% online

Inscrições a partir das 14h do dia 27/9, até o dia 19/10.
Enquanto houver vagas.

Local

Plataforma Microsoft Teams

Valores

Grátis