Atividades

Com Kátia Rubio

Cursos On-Line
Olimpismo e Valores Olímpicos em tempos de isolamento

Voltar para o início Olimpismo e Valores Olímpicos em tempos de isolamento

Programa

Os Jogos Olímpicos, a face pública do Olimpismo, representam uma das atividades mais visíveis do contexto esportivo, e é o maior evento do planeta, quer devido a seu valor sociocultural ou por sua representação artística. Na concepção do Olimpismo, que é uma filosofia de vida baseada no corpo, espírito e mente, Pierre de Coubertin, o idealizador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, acreditava que a aproximação das manifestações esportivas com um imaginário heroico impulsionaria a inserção do esporte como meio pedagógico. O esporte como fio condutor nas relações interpessoais pode, de certa forma, expor valores e comportamentos significativos para diferentes grupos sociais, reforçando uma identidade cultural e pessoal.

Assim, o esporte fornece um contexto de potencial educativo e pode ser usado no desenvolvimento de atitudes éticas e de valores necessários para a vida social e individual. Com isso, esse curso se propõe a apresentar o universo do Movimento Olímpico a partir de sua história, de seus valores, dos símbolos olímpicos, da história de vida dos atletas olímpicos e da sua importância educacional e cultural para a sociedade. Questionaremos o esporte em tempos de isolamento; onde e como a prática esportiva se dá diante da suspensão das competições e do espetáculo esportivo; o que representa para o mundo o adiamento ou cancelamento de edição olímpica de Tóquio; seria possível a prática esportiva sem contato? A pandemia que provoca afastamento e isolamento físico e social, mas não impede reflexões necessárias sobre o Olimpismo, a importância social do esporte, do atleta e as possibilidades do esporte numa sociedade em plena transformação. 

 

Objetivos:

Ampliar e aprofundar o conhecimento histórico sobre os Jogos Olímpicos;

Tratar o Olimpismo como tema transversal;

Entender que além das questões esportivas, os Jogos Olímpicos, enquanto fenômeno esportivo, envolve questões culturais e educacionais;

Valorizar os aspectos pedagógicos do esporte e desconstruir a imagem de que o esporte é excludente;

Reconhecer e compreender o esporte como agente de transformação e promoção de valores morais não só para aqueles que o praticam, mas, também, para todos que o cercam;

Trazer e ampliar discussões sobre o cenário atual de isolamento social e as novas possibilidades para o esporte e para seu entendimento. 

 

Conteúdo: 

1- História dos Jogos Olímpicos da Antiguidade 

Mitologia

Provas e modalidades

Trégua olímpica 

Como era o atleta na Antiguidade


2 - Jogos Olímpicos e Paralímpicos

Contexto social e político do esporte do século XIX 

Jogos olímpicos como manifestação global em tempos de conflito

Utopia x pragmatismo

Os símbolos modernos e os J.O.

Rituais pós-moderno

Profissionalismo

 

3 - Olimpismo e Valores Olímpicos

Conceito do Olimpismo

Movimento Olímpico

Carta Olímpica

Educação Olímpica

Ética

Valores humanos

Fair play

 

4- Participação Feminina - Mulheres;

História da participação feminina nos Jogos da Antiguidade

História da participação feminina nos Jogos da Era Moderna

Esporte e mulher

Marcos dos avanços e recuos das mulheres nos JO

 

5- Multiculturalismo;

Esporte como linguagem universal

As modalidades olímpicas ao longo da história

Critérios para inclusão e exclusão

Modalidades que marcam os Jogos

 

6- Legados tangíveis e intangíveis

O imaginário olímpico

Marcas e marcos dos Jogos Olímpicos da Antiguidade e da atualidade

O atleta como maior legado olímpico

 

7- Limites e fronteiras do Esporte

A relação do esporte como os Jogos Olímpicos

O que é o esporte no mundo contemporâneo

Para que servem os Jogos olímpicos: espetáculo ou celebração

 

8 - Agenda 20+20

Os limites dos Jogos Olímpicos

A relação do Movimento Olímpico com a sociedade contemporânea

A comercialização do universo olímpico

O futuro dos Jogos Olímpicos

 

OBS: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma Microsoft Teams, onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 1/6, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

 

*Este curso será 100% Online. Após o encerramento, será possível solicitar sua declaração de participação, enviando um email para declaracao@cpf.sesc.org.br

(Arte: Walter Cruz)

Palestrantes

Kátia Rubio

Kátia Rubio

Doutora em Educação pela USP, professora da Faculdade de Educação da

USP e coordenadora do Grupo de Estudos Olímpicos da USP.(Foto: Acervo

Pessoal).
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

09/06/2020 a 02/07/2020

Dias e Horários

Terças e Quintas, 17h às 18h30.

Curso 100% Online.

Vagas Limitadas.

Local

Valores

Em Casa