Curso Presencial
On-Line: Seminário Museu da Diversidade Sexual: a escuta e a construção de novos caminhos
Voltar para o início
Programa
Palestrantes
Liliane Inés Cuesta Davignon
Formada em História da Arte e Museologia na École du Louvre, Maîtrise en Histoire de l'Art na Paris IV-La Sorbonne. Responsável pela Área de Difusão do Museu Nacional de Cerâmica e Artes Sumptuárias "González Martí" (Valência). É membro do ICOM e do CECA.
(Foto: Acervo Pessoal)
Leonardo Arouca
Kido Panontim
Produtor cultural, poeta, performer e idealizador da coletiva Periférica LGBTQIAP+ QUEERtura. Desenvolve com a QUEERtura ações voltadas para fomentar literatura, curadoria de artistas queer periféricos. (Foto: Acervo Pessoal)
Helcio Beuclair
Jornalista, baiano, bissexual, idealizador, co-fundador e coordenador geral do Coletivo e da Casa Arouchianos LGBTHQIAPD+. Militante em Direitos Humanos, em HIV/AIDS, Direito à Moradia e Patrimônio Histórico. (Foto: Acervo Pessoal)
Yuri Fraccaroli
Mestre em Psicologia Social (USP), graduado em Gestão de Políticas Públicas (USP) e titulado em Administração e Gestão Pública (UVIGO/Espanha). É pesquisador associado do Acervo Bajubá. (Foto: Acervo Pessoal)
Luca Fuser
Silvane Silva
Doutora em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Em 2018 participou do Programa de Incentivo Acadêmico Abdias Nascimento, como pesquisadora visitante no Centro de Estudos Latino-Americanos da Universidade da Flórida. É co-organizadora do livro Narrativas Quilombolas: dialogar, conhecer, comunicar (Imprensa Oficial, 2017). Atua como professora e pesquisadora nas temáticas História e Cultura Afro-brasileira, Educação para Relações Étnico-raciais e de Gênero, e Educação Escolar Quilombola.
(Foto: Arquivo Pessoal)
Adelaide de Estorvo
Educadora. Bacharela em história, mestra em ciências sociais, pós-graduanda em arteterapia, e produz como escritora e artista. (Foto: Arquivo Pessoal)
Ellen Nicolau
Historiadora, especialista em História, Museologia e Divulgação da Ciência e da Saúde, técnica em Museologia, mestranda em Museologia, estudante de Pedagogia e de especialização em Educação e Direitos Humanos. (Foto: Arquivo Pessoal)
Luz Sampaio
Licenciada em Artes Visuais pela FURG, atua como arte educadora, desenvolve sua produção artística por meio de memórias ancestrais e cotidianas, através da vídeo-performance. (Foto: Arquivo Pessoal)
Júlia Bardi
Bacharel em Ciências Sociais e licenciada em Pedagogia, mestranda do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação da Unicamp. Educadora. Faz parte do coletivo de mulheres Diálogos Anônimos. (Foto: Arquivo Pessoal)
Lais Borges
Mestre em Ciências Sociais pela Unifesp, com bacharel e licenciatura na mesma área pela UEMS. Responsável pelos temas diversidade de gênero e sexualidade articulados com raça na Diaspórica Consultoria e educadora no Museu da Diversidade Sexual. (Foto: Arquivo Pessoal)
Ricardo Gomes
Presidente da Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil. Formado em Comunicação Social – Jornalismo e pós-graduado pela UEL. (Foto: Arquivo Pessoal)
Diogo Rodrigues
Homem gay negro e periférico, aliado ativista das causas LGBTI+ e do movimento negro, formado em Administração pela UNIP, em Gestão de Diversidade e Inclusão Organizacional pela Aberje, especialista em Gestão de Projetos de Impacto Social certificado pela APMG International. (Foto: Arquivo Pessoal)
Mônica Novaes Esmanhotto
Profissional do setor de Artes Visuais com experiência em gestão de projetos e articulação internacional e nacional, privada e pública. Coordenadora de desenvolvimento institucional na Casa do Povo. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UFPR, mestra em Estética e História da Arte pelo MAC-USP. (Foto: Arquivo Pessoal)
Luís Baron
Homem cis gay, comerciante de artes visuais, estudioso das velhices LGBT+, presidente da Associação EternamenteSou. Organizador do livro “O brilho das velhices LGBT+”. Criador do canal Topassado, voltado para homens gays idosos. (Foto: Arquivo Pessoal)
Gustavo Torres
Coordenador de Conteúdo da WTorre Entretenimentos. É escritor, dramaturgo, trabalhando entre 2008 e 2016 com produções de Teatro Municipal franqueadas da Brodway em São Paulo. (Foto: Arquivo Pessoal)
Carolina Wakiyama Bittar
Socióloga, especialista em políticas públicas e projetos sociais, é Coordenadora de Relações Institucionais e Projetos no Museu da Diversidade Sexual. (Foto: Arquivo Pessoal)
Carla Baker
Gui Mohallem
Viado, artista e ativista. Membro e co-fundador da Revista Geni e do #VoteLGBT. No seu trabalho visual, aborda temas como identidade, imigração e pertencimento. (Foto: Arquivo Pessoal)
Sheila Costa
Historiadora, professora da rede pública estadual de São Paulo, pós-graduada em ensino de História pela UNICAMP, estudante de Psicanálise pela faculdade Gaio, uma das idealizadoras da Revista Alternativa-L, apresentadora do web programa BR-SAPATÃO. (Foto: Arquivo Pessoal)
Elvis Justino de Souza
Luiza Brunah
Performer, escritora, já trabalhou em instituições como MASP e Museu da Língua atua junto ao grupo MEXA, além de desenvolver projetos individuais. (Foto: Arquivo Pessoal)
Bruno Fuziwara
Produtor cultural, drag queen e ativista. Fundador do Coletivo Acuenda. Atualmente realiza o Mapa Drag, pesquisa e mapeamento das Drag Queens e Atores Transformistas da Zona Leste de São Paulo. (Foto: Arquivo Pessoal)
Flip Couto
(Festa Amém): o artista interdisciplinar provoca através de seus trabalhos discussões sobre raça, classe, gênero e saúde em diálogo com as comunidades Ballroom, Hip Hop e outras estéticas urbanas contemporâneas.
(Foto: Arquivo Pessoal)
Letícia Coura
Ericah Azeviche
Pós-graduanda em Gestão Escola - USP, bacharela em Comunicação das Artes do Corpo - PUCSP, pesquisadora cultural, intérprete de samba, artivista na coletiva A Revolta da Lâmpada.
(Foto: Arquivo Pessoal)
Rodrigo Alcântara
Educador no Museu da Diversidade Sexual, bailarino pelo Projeto Núcleo Luz do Programa Fábricas de Cultura e pela Fundação Theatro Municipal de São Paulo. Bacharel em Design de Interiores pela FMU. (Foto: Arquivo Pessoal)
Nyarai
Mc, compositora, mestre de cerimônia, poeta, freestyleira. Fundadora e organizadora da Batalha DOMINAÇÃO, que tem seu protagonismo voltado para as rimas de mulheres, trans masculinos e pessoas não binárias. (Foto: Arquivo Pessoal)
Ingrid Martins
Maria Cristina de Oliveira Bruno
Museóloga, Professora Titular em Museologia do MAE e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia da USP. (Foto: Arquivo Pessoal)
Patrícia Borges
(Coletivo Transarau), poetisa, produtora cultural, coordenadora nos setores de educação e cultura no coletivo Transformação. Assessora parlamentar da Vereadora Erika Hilton, em São Paulo.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
09/03/2022 a 10/03/2022
Dias e Horários
Quarta, das 13h às 19h30
Quinta, das 13h às 20h
Curso On-Line
Inscrições a partir das 14h do dia 23/2, até o dia 07/3.
Enquanto houver vagas.
Local
Plataforma Zoom