Curso Presencial
Oralidades, curadoria literária e bibliodiversidade
Voltar para o início
Programa
Partindo da apresentação de narrativas da tradição oral e contos autorais, este curso propõe ao grupo uma reflexão a respeito do processo criativo da arte de narrar histórias na contemporaneidade, como também apresenta reflexões sobre o papel da escrita a partir das cosmovisões e estudos de tradicionalistas da palavra africanos.
Tem por objetivo refletir sobre os desafios e responsabilidades de trabalhar com narração de histórias e mediação de leitura que abordem as culturas africanas e afro-brasileira em ações educativas. Compartilhar bibliografias saberes e práticas que possibilitem fundamentação teórica para projetos e sequências pedagógicas.
Encontro 1: Memória, culturas de infância e escrevivências.
Encontro 2: Oralidade como valor civilizatório; Tipos de escrita: entre conceitos e realidade.
Encontro 3: Curadoria literária e construção de repertórios de tradição oral
Encontro 4: O Corpo Narrador
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 28/1 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, através do app ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo.
Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: atendimento.cpf@sescsp.org.br
Imagem: Manuscritos de Timbuctu / Creative Commons / Wiki
Palestrantes
Mafuane Oliveira
Contadora de histórias, atriz, educadora, escritora, graduada em pedagogia e mestra em artes cênicas pelo Instituto de Artes da UNESP. Tem dedicado suas pesquisas e publicado artigos relacionados aos temas da memória, performance, oralituras amefricanas, literatura infanto-juvenil e culturas da infância, é co-autora dos livros "Tatu tá cavucando: dez anos de Grupo Terreiro de Investigações Cênicas: teatro, ritual, brincadeiras e vadiagens" e "Doma: Saberes Negros e enfrentamento ao racismo." Idealizadora da Cia Chaveiroeiro. . É criadora da Cia Chaveiroeiro.
(Foto: Rebecca Figueiredo)
Data
19/02/2025 a 28/02/2025
Dias e Horários
Quartas e sextas, 15h às 17h.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 28/1, até o dia 19/2.
Enquanto houver vagas.