Origens da comédia cinematográfica norte-americana
Voltar para o início
Programa
Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.
O curso oferece um panorama do início da história do cinema norte-americano, bem como apresenta ferramentas críticas para melhor compreender as alianças entre o repertório estético da comédia e a reflexão histórica.
13/10 - A teoria da comédia na literatura e no cinema
No primeiro encontro serão discutidas as principais ferramentas críticas utilizadas na discussão do poder desestablizador e anárquico da comédia, da teoria literária à psicanálise, com exemplos da literatura e do cinema.
20/10 - A comédia entre a vanguarda e o mercado: as primeiras experiências do cinema silencioso
Esta aula apresenta um panorama histórico do início da comédia cinematográfica nos Estados Unidos, situada entre, de um lado, a incorporação de traços transgressores do teatro de variedades, das artes populares e do surrealismo e, de outro, a crescente mercantilização da produção cinematográfica.
27/10 - A matemática lírica de Buster Keaton
Algumas das obras-primas da comédia silenciosa norte-americana foram obras do cineasta Buster Keaton, cujos filmes serão discutidos a partir da ótica da combinação entre a perfeição matemática da execução dos esquetes cômicos e a elaboração lírica de um desejo de superação histórica diante dos dilemas sociais dos anos 20.
03/11 - Melodrama e política em Charlie Chaplin
A obra do mais conhecido cômico do cinema mundial será discutida a partir de seus conteúdos políticos, assim como das estratégias de convencimento próprias ao melodrama e ao teatro de variedades inglês do século XIX.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
(Imagem: Fred Chess)
Palestrantes

Marcos Soares
Doutor pela FFLCH-USP, onde leciona literatura norte-americana, com especialidade nas relações entre literatura e cinema. Fez pós-doutorados na Universidade de Yale e de Columbia. É autor de Literaturas em língua inglesa - tendências contemporâneas (IESDE, 2008) e As figurações do falso em Joseph Conrad (Humanitas, 2013).
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
13/10/2016 a 03/11/2016
Dias e Horários
Quintas, 19h às 21h
As inscrições podem ser feitas a partir de 27 de setembro, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.