Os Guetos da Cidade
Voltar para o início
Programa
O presente ciclo discutirá os diversos sentidos de gueto, abordando três grupos sociais comumente associados a ele - judeus, negros e LGBTs; a especialização desses grupos na cidade; sua cultura; a formação de identidades; sua relação com os grupos externos; os estigmas que sofrem e as formas de resistência encontradas.
5/8-O gueto judaico
As imigrações integram o conjunto das relações entre sociedade - espaço/sociedade - natureza/espaço e tempo, ao longo da história da civilização humana. As distintas passagens imigratórias dos judeus no Brasil e sua inserção no espaço urbano lhes permitiram construir o "seu lugar" ou guetos, bem como sua identidade, por meio da materialidade religiosa e cultural. Ao longo do século XX, a comunidade judaica de São Paulo vivenciou forte redistribuição espacial de suas atividades econômicas e sociais, que se concretizaram em uma trajetória que caminhou do bairro do Bom Retiro ao Morumbi, marcando singularmente a paisagem desta metrópole.
Com Carlos Alberto Povoa.
7/8-O gueto negro
A palestra tem como objetivo abordar os processos históricos e sociais que têm impelido para os territórios segregados e marginalizados de diversas cidades brasileiras a população negra, estigmatizando fortemente esse grupo social e os lugares nos quais ele está presente em maiores proporções. Além dos infortúnios que permeiam a trajetória de segmentos negros, habitantes de territórios segregados, serão abarcadas trajetórias de luta, resistência, mobilizações políticas, culturais e protagonismo no processo de desenvolvimento de cidades e, sobretudo, dos seus espaços de vida e sociabilidade.
Com Mariana Panta.
12/8-O gueto LGBT
A palestra desenvolverá uma reflexão sobre cidade na intersecção com gênero e sexualidade, mais particularmente no que concerne aos espaços usualmente associados à presença de pessoas amplamente identificadas como LGBT. A partir da contribuição socioantropológica sobre as relações entre o espaço urbano e as sexualidades, será concedida especial atenção à incorporação e à crítica da noção de gueto e ao desenvolvimento de noções como territorialidades, lugares e fronteiras. Ao longo do percurso, categorias como raça, classe, geração e nacionalidade estarão em constante articulação com gênero e sexualidade na abordagem de como o espaço se constitui atravessado por relações sociais de poder.
Com Isadora Lins França.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
(Foto: Preliminares)
Palestrantes

Isadora Lins França
Bacharel em História pela USP, mestrado em Antropologia Social pela USP e doutorado em Ciências Sociais pela Unicamp.
(Foto: Acervo Pessoal)

Carlos Alberto Povoa
Doutor em Ciências Geografia pela USP. Professor Associado do Departamento de Geografia na UFTM. Autor do livro "A Territorialização dos Judeus na cidade de São Paulo" (Ed. Humanitas/FAPESP, 2010).
(Foto: Acervo Pessoal)

Mariana Panta
Doutora em Ciências Sociais pela UNESP-Marília, com estágio de investigação doutoral no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal. Pesquisadora do Laboratório de Cultura e Estudos Afro-Brasileiros (LEAFRO-UEL).
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
05/08/2019 a 12/08/2019
Dias e Horários
Segundas e Quarta, 19h30 às 21h30.
As inscrições podem ser feitas a partir de 25 de julho, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.