Os Sentidos da Devoção na Festa de São Jorge
Voltar para o inícioPrograma
Na cidade do Rio de Janeiro, o dia 23 de abril é dia de louvar o "santo guerreiro": São Jorge é homenageado em diferentes bairros da cidade, arregimentando uma multidão de fiéis que comparecem às igrejas, festas de rua, terreiros e casas de santo para comemorar o seu dia.
Em cada um desses espaços é possível observar a existência de um repertório de objetos, palavras e ações que configuram a devoção ao santo.
Ao descrever dois momentos diferentes da festa de São Jorge realizada no bairro de Quintino Bocaiúva - a missa da alvorada na igreja que leva o nome do orago e a procissão que percorre as ruas do bairro - a palestra abordará a amplitude desse repertório que é ativamente criado pelos devotos na pragmática de sua devoção.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
(Foto: Bianca Arruda)
Palestrantes
Bianca Arruda
Doutora em Antropologia Social. Atualmente é pesquisadora do Núcleo de Antropologia Simétrica da UFRJ e do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas - Ibase.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
27/06/2019 a 27/06/2019
Dias e Horários
Quintas, 19h30 às 21h30.
As inscrições podem ser feitas a partir de 28 de Maio, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.