Atividades

Um futebol jogado com meninos e meninas que definem juntes as regras do jogo

Curso Presencial
Outro futebol é possível - o futebol de rua como prática de cidadania

Voltar para o início Outro futebol é possível - o futebol de rua como prática de cidadania

Programa

livro apresenta a um público amplo a metodologia do futebol callejero, como se diz na Argentina, país em que a prática surgiu década de 1990. Essa forma nova de jogar bola chegou no Brasil no início dos anos 2000 com experiências no Sul, Nordeste e em Santana do Parnaíba, município da Região Metropolitana de São Paulo. Mas, foi em 2013 que acabou ganhando mais projeção quando a Ação Educativa assumiu a responsabilidade de realizar o Mundial de Futebol de Rua em parceria com a FUDE - Fundación Futbol para El Desarollo, organização argentina criadora da modalidade.

O evento ocorreu em 2014 na Cidade de São Paulo paralelamente à Copa do Mundo da FIFA com 280 jovens de 20 países e teve ampla repercussão.

Animados com essa nova forma de futebol sem juiz, com times mistos, cujos participantes é que estabelecem em comum acordo as regras do jogo, a Ação Educativa, sempre com o apoio da TDH - Terre des Hommes - Alemanha, seguiu com a experiência. Ganhamos a Copa América em 2015, realizamos dois eventos nacionais contemplando outras formas de futebol colaborativo e solidário, construímos a Rede Paulista de Futebol de Rua que articula 26 polos na Grande São Paulo e Interior.

Essa trajetória de 10 anos está registrada no livro que traz os aprendizados que tivemos ao longo desses anos. Mas, não se trata de um relatório. O livro contém vários artigos que ajudam o público a entender as regras, o papel do mediador e mediadora e o potencial do futebol de rua para as práticas de mediação de conflito, educação popular e promoção da igualdade de gênero, entre outras dimensões. Por meio deste livro, é discutido o futebol como ferramenta de formação para a cidadania.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 28/3 no site do Centro de Pesquisa e Formação  do Sesc, através do app ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br

(Foto: Divulgação)

Palestrantes

Eleilson Leite

Eleilson Leite

Mestre em Estudos Culturais (USP) e graduado em História (USP). Coordenador da Área Cultura da ONG Ação Educativa, onde lidera projetos como: a Agenda Cultural da Periferia, o Ponto de Cultura Periferia no Centro e o Encontro Estéticas das Periferia. É colunista do site Outras Palavras onde escreve sobre Literatura Periférica. É responsável pelo capítulo de Cultura no relatório anual da Rede Social de Justiça e Direitos Humanos. Criou a Coleção Literatura Periférica na Global Editora. Organizou em 2013 o livro Graffiti em SP - Tendências Contemporâneas pela Aeroplano Editora.

(Foto: Cecília Schwengber)

Data

16/04/2024 a 16/04/2024

Dias e Horários

Terça, 16h às 18h.

Curso Presencial

Inscrições a partir das 14h do dia 28/3, até o dia 16/4.
Enquanto houver vagas.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora