Curso Presencial
Oyeronke Oyewumi - Uma perspectiva africana sobre as mulheres
Voltar para o início

Programa
Referência no campo dos estudos de gênero, a socióloga nigeriana Oyeronke Oyewumi vai conversar sobre o papel social da mulher a partir de referências africanas, especificamente da cultura iorubá. Seu livro, "A invenção das mulheres", é resultado de sua tese de doutorado e revela como a ideologia do determinismo biológico está no cerne das categorias sociais ocidentais. A autora mostra, no entanto, que os conceitos baseados no corpo não eram centrais na organização das sociedades iorubás antes da colonização.
Mediação de Rosane Borges.
Essa atividade é realizada em parceria com a Editora Bazar do Tempo.
*Retirada de Ingressos 1h antes do início da atividade, na Central de Atendimento do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br
(Arte: Divulgação)
Palestrantes

Rosane Borges
Jornalista e professora de comunicação na PUC-SP. É doutora e mestre em Ciências da Comunicação pela USP (2008). Possui experiência docente e prática no campo das teorias da comunicação e da filosofia da comunicação. Fez parte também do Conselho Nacional de Promoção de Políticas da Igualdade Racial da Seppir (Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (2012-2014).
(Foto: Acervo Pessoal)

Oyeronke Oyewumi
Socióloga nigeriana de origem iorubá, e professora da Stony Brook University (EUA).Tem se dedicado a pesquisas interdisciplinares, associando estudos de gênero, sociologia do conhecimento e perspectivas africanas. Estudou nas universidades de Ibadan (Nigéria) e Berkeley (Califórnia, EUA). "A invenção das mulheres" (1997) é o primeiro livro que publicou, resultado de sua tese de doutorado. A obra se tornou rapidamente uma referência e foi reconhecida por importantes prêmios, como o da Associação Americana de Sociologia.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
31/10/2023 a 31/10/2023
Dias e Horários
Terça, 19h às 21h.
Retirada de Ingressos 1h antes do início da atividade, na Central de Atendimento do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo.