Países Não Alinhados: a História de Uma Experiência Geopolítica Singular
Voltar para o início
Programa
Durante a Guerra Fria, duas potências, Estados Unidos e União Soviética, se enfrentavam para impor seus interesses, valores e visões de mundo.
Alguns países, no entanto, liderados pela antiga Iugoslávia, Egito e Índia, iniciaram um movimento que procurava afirmar um modelo próprio, independente, conhecido como o Movimento dos Países Não Alinhados.
O presente ciclo abordará o nascimento do movimento, seus protagonistas, seus objetivos, seus impactos na geopolítica mundial e a relação com a Política Externa Independente de Jânio Quadros.
14/1-Índia e Iugoslávia
A trajetória da Índia independente é um capítulo fundamental da busca por um caminho próprio no Terceiro Mundo à sombra da Guerra Fria: trata-se do país que mais avançou rumo a um desenvolvimento não-colonial sem romper com o capitalismo. A fala explorará o que levou a Índia a este caminho, suas realizações, contradições e o seu legado.
Com Fábio Luis Barbosa dos Santos.
Esta apresentação pretende mostrar como a Iugoslávia de Josef Broz Tito adotou uma posição original no contexto da Guerra Fria após a sua expulsão do bloco soviético, em 1948, sabendo aproveitar-se da rivalidade entre Leste e Oeste a seu favor. No entanto, nenhuma das duas grandes potências foi capaz de gerar o alinhamento ideológico de Tito, que acabou se transformando num dos principais atores do Movimento dos Não Alinhados.
Com Renata Summa.
16/1-Egito e Brasil
A fala analisará a militância e teoria política do líder revolucionário, chefe de Estado e ideólogo egípcio Gamal Abdel Nasser (1918-1970). Por meio da leitura crítica de suas obras pretende-se demonstrar o impacto de sua posição dentro do contexto político da Guerra Fria, na formação e consolidação do bloco de países não alinhados.
Com Felipe Paiva.
O governo de Jânio Quadros, na presidência do Brasil em 1961, caracterizou-se por ações as mais contraditórias. Conhecido pelos mais diversos adjetivos, Jânio Quadros imputou ao seu governo um projeto ousado em termos de relações internacionais, chamado de Política Externa Independente. Dentre as medidas, aproximou-se dos países não alinhados.
Com Alberto Dias Mendes.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
(Foto: The Online Museum of Syrian History)
Palestrantes

Renata Summa
Doutora em Relações Internacionais pela PUC-Rio e professora no mesmo instituto, onde ensina, entre outras disciplinas, "Política Internacional nos Bálcãs". É autora de "Everyday Borders and Boundaries in Post-Conflict Societies" (no prelo).
(Foto: Acervo Pessoal)

Alberto Dias Mendes
Doutor em História Política pela UERJ. É professor e desenvolve estudos na área de estudos da sociedade, com destaque para a realidade brasileira contemporânea.
(Foto: Acervo Pessoal)

Fábio Luis Barbosa dos Santos
Professor da Unifesp e do Prolam-USP, autor de "Uma história da onda progressista sul-americana" (Elefante: 2019), entre outros livros publicados em espanhol, inglês e francês. Concebeu e apresentou a série "Caminhos Latinos" do podcast Pulso Latino.
(Foto: Acervo Pessoal)

Felipe Paiva
Professor de História da África (UFF). Autor dos livros "Indômita Babel: Resistência, colonialismo e a escrita da história da África" (EdUFF, 2017) e "Resistência e Revolução na África: A luta anticolonial em perspectiva" (Fábrica, 2019).
(Foto: Nubia Aguilar)
Data
14/01/2020 a 16/01/2020
Dias e Horários
Terça e Quinta, 19h30 às 21h30.
As inscrições podem ser feitas a partir de 20 de dezembro, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.