Pandeiro brasileiro: transformações estilísticas, do choro ao pop
Voltar para o início
Programa
Esta apresentação baseia-se na pesquisa de mestrado "Pandeiro brasileiro: transformações técnicas e estilísticas conduzidas por Jorginho do Pandeiro e Marcos Suzano", desenvolvida pelo autor. Por meio do exame das trajetórias destes dois músicos, pertencentes a diferentes gerações e vistos por seus pares como inovadores e consolidadores de linguagens do pandeiro brasileiro, busca-se desvendar aspectos da inserção deste instrumento, em âmbitos distintos como o choro (especialmente no contexto dos conjuntos regionais ligados às rádios brasileiras, a partir da década de 1930) e a música pop (a partir da década de 1990), impactados por desenvolvimentos tecnológicos de ampla relevância social, como a fonografia e o rádio.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
Palestrantes

Eduardo Vidili
Bacharel em Percussão pela USP e Mestre em Musicologia e Etnomusicologia pela Udesc. Como percussionista e baterista, desenvolve projetos artísticos na área da música popular.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
08/11/2017 a 08/11/2017
Dias e Horários
Quarta, 19h30 às 21h30
As inscrições podem ser feitas a partir de 26 de outubro às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.