Panorama da Fotografia Brasileira
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Programa
Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.
A partir de um panorama da fotografia brasileira propõe-se aos alunos a reflexão e a discussão sobre as questões técnicas e estéticas que se estabeleceram entre a imagem fotográfica, as artes aplicadas e as artes visuais. O objetivo é criar um repertório imagético que permita compreender a trajetória da fotografia brasileira e estabelecer suas conexões - síncronas e assíncronas - com a fotografia produzida fora do Brasil. Buscar entender os momentos paradigmáticos e mapear suas principais influências, a fim de fixar alguns parâmetros críticos e analíticos da produção fotográfica brasileira.
A partir de um panorama da fotografia brasileira propõe-se aos alunos a reflexão e a discussão sobre as questões técnicas e estéticas que se estabeleceram entre a imagem fotográfica, as artes aplicadas e as artes visuais. O objetivo é criar um repertório imagético que permita compreender a trajetória da fotografia brasileira e estabelecer suas conexões - síncronas e assíncronas - com a fotografia produzida fora do Brasil. Buscar entender os momentos paradigmáticos e mapear suas principais influências, a fim de fixar alguns parâmetros críticos e analíticos da produção fotográfica brasileira.
12/07 - Os fotógrafos do Império - a fotografia brasileira no século XIX
Apresentar a chegada da fotografia no Brasil e as experiências de Hercule Florence. D. Pedro II e os fotógrafos da Casa Imperial. Relacionar alguns dos principais fotógrafos e propor um olhar reflexivo e crítico sobre as possibilidades de construção ideológica da imagem.
19/07 - Militão e Guilherme Gaensly; Marc Ferrez e Augusto Malta
Aprofundar o olhar na produção de quatro profissionais seminais para compreender a evolução técnica e estética da linguagem fotográfica. Enfatizar a relação desses fotógrafos com a questão comercial - o estúdio, a relação com o Estado e a fotografia encomendada.
26/07 - A fotografia aplicada - fotojornalismo, as revistas ilustradas e o cartão postal
Discutir a propagação da fotografia a partir das técnicas de reprodução mecânica iniciadas no começo do século XX. A ampliação territorial da imagem a partir da fotografia aplicada. A ideologia e os interesses econômicos envolvidos na recepção massificada da fotografia impressa.
02/08 - A fotografia moderna no Brasil e as experiências do movimento fotoclubista
Enfatizar a prática do movimento fotoclubista no Brasil como uma das experiências visuais mais férteis da primeira metade do século passado. Um momento de produção e propagação que inicia com o pictorialismo e chega à expressão máxima através de autores como Geraldo de Barros e José Oiticica Filho. O momento mais radical da fotografia do período.
09/08 - O Foto Cine Clube Bandeirante
Denominada de Escola Paulista de Fotografia, o Foto Cine Clube Bandeirante é entre as centenas de foto clubes Brasil afora, aquele que realmente consegue concretizar uma experiência moderna. Discutir entre outros, os trabalhos de Thomaz Farkas, José Yalenti, Geraldo de Barros, German Lorca, Gaspar Gasparian. Relacionar os Salões de Fotografia como prática de disseminar a sensibilidade moderna da fotografia praticada no FCCB.
16/08 - As revistas O Cruzeiro, Manchete e Realidade
Mostrar o caráter inovador da fotografia adquirido em algumas experiências gráficas singulares que elegeu a imagem como elemento chave na construção das reportagens. Evidenciar que a fotorreportagem assume uma narrativa específica que valoriza o caráter autoral da fotografia. Enfatizar as experiências visuais de extraordinária riqueza e significados.
23/08 - Fotografia e resistência - anos 1960 e 1980
Discutir a fotografia como informação relevante na imprensa censurada, imposição da ditadura militar iniciada em 1964. As primeiras agências de fotografia - F-4 e Ágil - que buscavam se libertar do cotidiano das pautas, a fim de produzir uma fotografia mais livre e contestadora. Mostrar as experiências de Luis Humberto como fotógrafo e editor.
30/08 - A fotografia brasileira contemporânea
Estabelecer uma leitura crítica da fotografia contemporânea a partir dos processos de criação e dos diversos procedimentos estabelecidos pelo fotógrafo. Discutir a fotografia brasileira contemporânea como uma fotografia expandida a partir dos novos paradigmas visuais.
Com Rubens Fernandes Jr, doutor em comunicação, professor e diretor da Faculdade de Comunicação da FAAP.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Palestrantes

Rubens Fernandes Jr
Doutor em comunicação, professor e diretor da Faculdade de Comunicação da FAAP.
Data
12/07/2016 a 30/08/2016
Dias e Horários
Terças, 19h às 21h
Local
Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.
Valores
R$ 18,00 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 30,00 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 60,00 - inteira