Atividades

Perspectiva da cadeia produtiva da cultura na visão de seus difusores

Panorama Setorial da Cultura Brasileira 3ª Edição

Voltar para o início Panorama Setorial da Cultura Brasileira 3ª Edição

Programa

O projeto teve como objetivo principal disponibilizar informações de qualidade, pioneiras e inovadoras para o setor cultural, além de facilitar o planejamento de atividades dos atores dessa cadeia produtiva, ou seja, os agentes (artistas, produtores e fornecedores), viabilizadores (iniciativa privada e governo), difusores (pontos de distribuição de produtos culturais e divulgadores) e o público consumidor.

Foi elaborado como um projeto de pesquisa de mercado, com recorte na economia da cultura.

Esta terceira edição realizada no biênio 2017-2018 jogou luz sobre aqueles que distribuem e divulgam a cultura nos ambientes físicos e digitais.

Com os resultados da pesquisa atual, chama a atenção como a influência pode ser caracterizada de acordo com seu funcionamento.

Propõem-se, nesta pesquisa, três tipos. Um é exercido pelos algoritmos: a quantidade de pessoas que consumiu um determinado produto artístico torna-se determinante para que outras consumam, ou não, o mesmo produto.

Outro tipo é constituído por pessoas que valorizam a legitimidade, o domínio de conhecimento e informação, como por exemplo, dos críticos, jornalistas, curadores ou pessoas que tenham o conhecimento aprofundado daquela linguagem artística.

E, finalmente, a influência exercida pelas afetividades, quando as pessoas são mobilizadas pelos sentimentos de amigos e pessoas próximas.

Com base na observação desses tipos de influência encontrados, foram verificadas quatro maneiras de se comportar em relação à difusão da cultura no Brasil, todas estruturadas pela forma do brasileiro de buscar a informação.

Neste encontro serão apresentados os principais resultados e as decorrentes análises.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

(Foto: Divulgação)

Palestrantes

Gisele Jordão

Gisele Jordão

Doutora em comunicação e práticas de consumo, mestre em Gestão Internacional e bacharel em Comunicação Social pela ESPM-SP, onde é professora nos cursos de graduação em Comunicação Social e Cursos de Férias de Marketing Cultural e temas afins, desde 1999. Desde 1993, como sócia da 3D3 Comunicação e Cultura, é responsável pela pesquisa e desenvolvimento de estratégias de gestão cultural e ampliação do acesso à cultura bem como o fomento de expressões artísticas.
(Foto: Kazuo)

Data

06/05/2019 a 06/05/2019

Dias e Horários

Segunda, 19h às 21h30.

As inscrições podem ser feitas a partir de 25 de Abril, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

R$ 4,50 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 7,50 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 15,00 - inteira

Inscreva-se agora