Atividades

Gestão Cultural em Teatro, Formação de Platéia

Contextos
Para afinar o olhar sobre a cena teatral

Voltar para o início Para afinar o olhar sobre a cena teatral

Programa

Curso prático-teórico que ressalta a importância do aprimoramento do olhar do espectador sobre a linguagem teatral contemporânea. Tenciona-se que os participantes possam fazer a passagem da opinião ao argumento fundamentado e expresso na produção de textos.

A  forma escrita será uma consequência dos aportes teóricos trazidos para instrumentalizar um debate e a apreciação estética de obras teatrais. Serão abordados os seguintes tópicos: 

Sínteses de teorias do teatro, da recepção e do conceito de polifonia. Apresentação da proposta do processo de criação da escrita.

Discussão de uma peça assistida pelos participantes, com destaque para a questão das poéticas construídas como híbridos entre ficção e realidade.
Análise dos textos críticos produzidos pelos participantes.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

(Foto: Renata Teixeira)

Palestrantes

Beth Néspoli

Beth Néspoli

Jornalista, crítica e doutora em artes cênicas pela USP. Edita o site Teatrojornal - Leituras de Cena. Tem artigos publicados nas revistas Cult, Sala Preta e nos livros O ato do espectador (Hucitec, 2017) e Teatro da Vertigem (Editora Cobogó, 2018). Realizou a cobertura de mostras nacionais e internacionais, como a Quadrienal de Praga: Espaço e Design Cênico (2007) e o Festival Internacional A. P. Tchéchov (Moscou, 2005). Foi jurada dos prêmios Governador do Estado de São Paulo, Shell, Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e Prêmio Itaú Cultural 30 anos.
(Foto: Andre? Seti)

Ferdinando Martins

Ferdinando Martins

Professor doutor do Departamento de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Orientador do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da USP. Pesquisador do Laboratório de Informações e Memória e do Laboratório de Práticas Performativas, ambos do Departamento de Artes Cênicas da ECA/USP. É membro do grupo de trabalho Queer Futures, da International Federation for Theatre Research.
(Foto: Deivid Moreira)

 

Data

15/04/2019 a 29/04/2019

Dias e Horários

Segundas, 19h30 às 21h30.

As inscrições podem ser feitas a partir de 26 de Março, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis