Para entender uma fotografia - ensaios clássicos de John Berger
Voltar para o início
Programa
O curso pretende apresentar, discutir e problematizar as reflexões artísticas contidas em quatro ensaios clássicos do renomado crítico de arte inglês John Berger (1926 - 2017), investigando seus potenciais analíticos para pensar as produções fotográficas modernas e contemporâneas. Ao contribuir para a difusão da obra de Berger em solo brasileiro, o curso almeja municiar o participante com práticas e aparatos investigativos, ampliando seu repertório para a melhor apreciação das questões artísticas suscitadas nos encontros.
Programa
21/11 - Para entender uma fotografia.
Apresentação e contextualização do pensamento crítico de John Berger, discípulo de Walter Benjamin; apresentação e discussão do texto Para entender uma fotografia, no qual o autor busca definir as categorias crítico-avaliativas para a compreensão das imagens produzidas no seio da modernidade.
28/11 - Usos da fotografia.
Inspirado no livro Sobre fotografia (1977) da escritora, filósofa e ativista política norte-americana Susan Sontag (1933 - 2004), o ensaio de Berger Usos da fotografia investiga questões centrais para as artes fotográficas, tais como as relações entre produção, apropriação e naturalização dos modos de ver - e suas consequências e desafios para a criação de uma memória coletiva.
5/12 - Imagem e História: O terno e a fotografia.
No ensaio O terno e a fotografia, o crítico inglês investiga a contribuição artístico-fotográfica dada por um dos nomes mais importantes da fotografia europeia moderna, August Sander (1876 - 1964). Berger não apenas averigua o local ocupado por Sander no panteão da História da Fotografia, como ensina o leitor a empreender análises formais para melhor compreensão das imagens fotográficas.
12/12 - Os usos políticos de uma fotomontagem.
Discípulo confesso de Walter Benjamin, Berger refletirá sobre as relações entre "tendência" (política) e "qualidade" (estética) no ensaio Os usos políticos de uma fotomontagem, aprofundando as análises de Benjamin sobre o artista alemão John Heartfield (1891 - 1968).
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
(Foto: Iaberis)
Palestrantes

Marcos Fabris
Doutor pela FFLCH-USP, onde desenvolveu pesquisa sobre as relações entre pintura e fotografia. Realizou pesquisa de pós-doutorado na Universidade de Columbia (Nova York), na Universidade Paris Ouest Nanterre (Paris), no MAC-USP, na FFLCH-USP e na Unifesp. É crítico de arte afiliado à Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA).
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
21/11/2019 a 12/12/2019
Dias e Horários
Quintas, 19h30 às 21h30.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é pos