Atividades

a linguagem como ferramenta de experimentação de uma escrita sem nome

Para uma escrita sem lugar

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Programa

Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.

 

Estimular a leitura, a fruição e um olhar diferenciado sobre trabalhos textuais nas áreas das artes visuais, literatura, cinema, música e crítica. A partir do primeiro contato com os trabalhos, o curso visa promover o debate crítico entre os participantes, como instrumento de realização teórica para a prática de produção textual dos artistas e autores estudados.   Todo conteúdo é base para fomentar a produção individual criativa de cada envolvido no curso, que obrigatoriamente fundamenta este interesse através da perspectiva da linguagem experimental, apresentada pelos mediadores.   A fim de trazer à tona uma perspectiva apropriativa da linguagem, que muitas vezes não encontra facilmente seu lugar em apenas uma única linguagem artística, o curso aborda o interesse dessas produções em alargar a ideia de texto e do ato de escrever.   O curso propõe cinco encontros que usam como base estudos de caso da prática artística e de textos de quatro diferentes vertentes da cultura.

Tópicos das aulas: 

1. A escrita sem lugar na linguagem Será analisado o caráter destrutivo da linguagem experimental a partir de Walter Benjamin e das implicações dos propositores do curso com a linguagem experimental. Este percurso ocorre com o estudo e a análise coletiva de um texto filosófico-literário, já que aos olhos dos propositores, acredita-se que o texto em si é passível de destruição do próprio autor e manipulação de seu leitor. 

2. A escrita sem lugar: na palavra. Serão abordados estudos de caso sobre o que os mediadores chamam de "literatura radical".   

3. A escrita sem lugar: no tempo. O objetivo deste encontro é discutir a possibilidade de ensaios não escritos, ensaios em forma de enunciados audiovisuais.   

4. A escrita sem lugar: na imagem. Neste encontro, na proposta de estabelecer a crítica como obra de arte, no mesmo horizonte de entendimento, os mediadores apresentam dois exercícios de críticos e artistas que intentaram a dissolução das fronteiras que existem entre a criação e a análise dela. 

5. A escrita sem lugar: na experiência. No último encontro, a abordagem da linguagem segue o caminho de possivelmente chegar a uma não-escrita: de uma escrita que ainda se encontra como ato de escrever, mas que quase nega a criação de si mesma, estabelecendo-se apenas como apropriação do que já é linguagem, mas ainda não é texto. Serão abordadas as possibilidades da escrita conceitual.

 

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

 

Palestrantes

Gustavo Colombini

Gustavo Colombini

Dramaturgo e diretor teatral formado pela USP. Indicado ao Prêmio Shell de Melhor Autor. É dramaturgista nos núcleos de artes cênicas do SESI.

Leonardo Araújo

Leonardo Araújo

Graduado em Filosofia pela UNIFESP e em Artes Visuais pelo Centro Universitário Belas Artes. Premiado pelo Sesi Arte Contemporânea Curitiba e pelo ProAC.

Data

17/05/2016 a 21/05/2016

Dias e Horários

Terça a sábado, 10h30 às 13h30

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

R$ 18,00 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 30,00 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 60,00 - inteira